Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino se apresenta em SP

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino (OSMI) encerra a bem-sucedida turnê Orquestrando a Vida 2023 com uma apresentação em São Paulo, nesta segunda-feira, 30 de outubro, às 21h, no Teatro Opus Frei Caneca, com entrada franca. Seus 50 músicos, na faixa etária de 10 a 19 anos, são provenientes de áreas de risco social. O repertório apresenta temas de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores.

Formada em 1995, a partir da inclusão na ONG Orquestrando a Vida, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, de Campos dos Goytacazes, tem direção geral do maestro Jony William Villela Vianna, direção artística de Hodyllon Martins e regência do maestro Brian Fleming. Este ano a turnê já passou pelo Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Campos, Macaé, Niterói e Santo Antônio de Pádua.

Orquestrando a Vida 

Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida foi implantado em Campos dos Goytacazes há 28 anos nos moldes do El Sistema venezuelano. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter, com ações que visam ocupar o tempo, encorajando, motivando-os ao estudo e promovendo-os para o mercado de trabalho. O projeto contribui para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a erradicação da pobreza (ODS 1), educação de qualidade (ODS 4), trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8). Hoje, o projeto atende 350 crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 a 17 anos, matriculados no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino, com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo e em situação de vulnerabilidade social, do município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro.

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino

Em 2011, sob a regência do maestro Gustavo Dudamel, a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino abriu as comemorações dos 102 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, realizando um concerto em homenagem ao maestro José Antonio Abreu, fundador do El Sistema e da Orquestra Simón Bolívar. Neste mesmo ano, os músicos de Campos participaram de uma turnê pelos Estados Unidos, encerrada com uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova York. A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da OSC Orquestrando a Vida, já realizou diversas turnês internacionais, como em Portugal, onde se apresentou no Palácio de Matheus, Conservatório de Coimbra, Conservatório Nacional de Música, encerrando com um concerto no Teatro Nacional de São Carlos, e também na América Latina, passando por países como Paraguai, Argentina e Bolívia. Em 2013 se apresentou para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, com um público estimado de mais de três milhões de pessoas. Também participou em três edições da campanha Criança Esperança, promovida pela TV Globo em parceria com a UNESCO. Em 2022, a OSMI realizou uma turnê, com grande êxito, pelas seguintes cidades fluminenses: Niterói, Quissamã, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e Macaé.

–**–

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino

Turnê Orquestrando a Vida 2023 – São Paulo

Data: 30 de outubro, segunda-feira, às 21h
Onde: Teatro Opus Frei Caneca
Entrada Gratuita: ingressos disponibilizados com antecedência no site https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/orquestra-sinfonica-mariuccia-iacovino-tofc-12325
Capacidade: 600 pessoas (sujeito à lotação)

–**–

Foto: divulgação.