No dia 03 de novembro, formações de câmara da Orquestra Sinfônica Brasileira sobem ao palco da Sala Cecília Meireles para um concerto com repertório que celebra os 80 anos de Marisa Rezende, uma das mais destacadas compositoras e pianistas brasileiras da atualidade.
O programa tem início com a instigante Toada (2022), para dois violoncelos, que por meio de uma singela melodia – entoada quase como um diálogo – explora o potencial melódico e expressivo dos instrumentos. Em seguida, será ouvida Ânima (2004), para clarineta e piano. A peça aborda musicalmente o jogo de forças que nutre a vida, com um olhar atento para as oposições. Apesar de propor situações nas quais cada instrumento pontua um discurso, a composição se encerra de forma onírica, com uma doce concordância. Sintagma, de 1988, traz à tona a interferência dos timbres dos instrumentos de percussão sobre o piano e a flauta, gerando uma cor nova e especial para o conjunto. De caráter intimista, Pequenos gestos (2013), que será ouvida na sequência, é marcada por expansões e contrações da textura do conjunto instrumental, trazendo destaque a ocasionais fragmentos melódicos que são apresentados alternadamente por cada membro do quarteto, formado por violino, viola, violoncelo e piano.
O caráter dialógico das primeiras obras do programa cedem espaço a uma força evocativa nas duas composições que serão ouvidas na sequência. Em Volante (1990), para flauta, clarineta, violoncelo e piano, a compositora reimagina musicalmente o voo em bando dos pássaros pantaneiros, convertendo o desenho aéreo das aves em movimentos multidirecionais do conjunto instrumental. Cismas, de 1999, foi escrita para quarteto de cordas e piano e se inspira na imagem de um riacho transparente que corre sobre pedras. O dinamismo aquático é traduzido em fragmentos musicais de diferentes densidades, com constante flutuação do tempo, refletindo não apenas uma paisagem objetiva, mas também os devaneios humanos.
Encerrando o concerto de forma enérgica, será apresentada a animada Ginga (de 1994, mas em versão de 2018) escrita para a formação de flauta, clarinete, violino, violoncelo, trombone e piano. A obra explora células rítmicas do samba e de algumas danças africanas – agogô e agbadza –, recolhidas e transcritas por Marcos Lacerda, e livremente utilizadas pela compositora. Ginga se estrutura sobre a alternância de seções relativamente estáveis com passagens baseadas numa melodia simples, que é sempre disfarçada nos processos de variação. Ao fim, porém, a melodia surge em puro esplendor, com uma óbvia e apoteótica aparição.
PROGRAMA
Orquestra Sinfônica Brasileira
Formações de câmara
Marisa Rezende 80 anos
Marisa Rezende
Toada
Ânima
Sintagma
Pequenos gestos
Volante
Cismas
Ginga
SERVIÇO
Quando: 03 de novembro, domingo, às 11h
Onde: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47, Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: R$ 10,00 (R$ 5,00 meia) / ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e no site Eleven Tickets
Foto: divulgação (na foto, Marisa Rezende).