No ano em que celebra 85 anos de existência, a Orquestra Sinfônica Brasileira abre espaço de destaque na temporada para os históricos Concertos para a Juventude – espetáculos descontraídos a preços populares que desde 1943 democratizam o acesso à música de concerto na cidade do Rio de Janeiro. Em 2025, serão seis concertos no Teatro Carlos Gomes, com repertórios pensados especificamente para introduzir o público à magia dos instrumentos. O primeiro deles acontece no dia 30 de março e terá o clássico Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev, no programa. A regência ficará a cargo do maestro Miguel Campos Neto, e a narração será da atriz Simone Évanz.
Pedro e o Lobo, talvez a mais famosa das obras de Prokofiev dedicadas às crianças, foi escrita em 1936, por sugestão de Natalya Sats, visionária diretora do Teatro Musical Infantil de Moscou. A ideia era criar uma composição que, ao mesmo tempo, cativasse os pequenos com um enredo divertido e os estimulasse sonoramente. Encarregando-se tanto da elaboração musical quanto da escrita do texto, Prokofiev concebeu uma joia para orquestra e narrador que, de imediato, conquistou lugar privilegiado no repertório.
A história que embala a música acompanha as aventuras de Pedro, um menino destemido que vive com seu avô nas proximidades de uma floresta. Em um dia aparentemente tranquilo, o jovem protagonista e seus amigos animais se veem diante do desafio representado por um lobo ameaçador. Desenrola-se então uma narrativa apaixonante que celebra valores como amizade, coragem e cooperação.
PROGRAMA
Orquestra Sinfônica Brasileira
Concertos para a Juventude
Miguel Campos Neto, regência
Simone Évanz, narração
Sergei Prokofiev
Pedro e o Lobo
SERVIÇO
Quando: 30 de março, domingo, às 11h
Onde: Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/nº, Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: R$ 10,00 (R$ 5,00 meia)
Foto: divulgação.