OSB: mais um concerto da “Série Territórios” na Sala Cecília Meireles

No dia 28 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira realiza mais uma apresentação da Série Territórios no palco da Sala Cecília Meireles. Sob a batuta do maestro Claudio Cruz, o pianista Aleyson Scopel é o solista do concerto. No repertório, obras de Ludwig Van Beethoven e Piotr Ilitch Tchaikovsky.

De todos os cinco concertos para piano de Beethoven, o Concerto para piano nº 4 talvez seja aquele que melhor evidencia a faceta lírica do mestre alemão. Escrita em um período de grande efervescência criativa, a obra é contemporânea da Sinfonia nº 4, dos Quartetos Razumovsky e do Concerto para Violino, e revela um óbvio amadurecimento estético do compositor. O virtuosismo – marca tão fundamental do gênero concertante – é aqui colocado em segundo plano, atuando como catalisador de uma mensagem musical de caráter transcendente.

Tchaikovsky já era autor de algumas obras orquestrais curtas quando decidiu embarcar em seu primeiro projeto sinfônico de fôlego. O momento não era dos mais fáceis para o russo: com apenas 26 anos, ele havia acabado de se tornar professor do recém-inaugurado Conservatório de São Petersburgo, mas estava seriamente decepcionado com a experiência do magistério. A Sinfonia n 1 – que ele chamou de “Sonho de Inverno” – foi elaborada nesse contexto desolador e levou quase dois anos até finalmente ser concluída. 


Orquestra Sinfônica Brasileira
Série Territórios

Cláudio Cruz, regência
Aleyson Scopel, piano

Ludwig van Beethoven
Concerto para Piano nº 4, Op. 58

Piotr Ilitch Tchaikovsky
Sinfonia nº 1, Op. 13, “Sonhos de inverno”


Quando: 28 de novembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47, Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20 meia) / Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e no site Eleven Tickets


Foto: Renato Mangolin (na foto, Claudio Cruz rege a OSB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *