A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), presta uma homenagem especial a um dos grandes nomes da música instrumental do Rio Grande do Sul: o flautista, saxofonista, compositor e arranjador Pedrinho Figueiredo. O concerto, intitulado De Lá para Cá, acontece na sexta-feira, 09 de maio, às 20h, no Complexo Cultural Casa da OSPA, com regência do maestro Manfredo Schmiedt. Além da participação do próprio Pedrinho como solista, a apresentação contará com dois convidados de peso: o guitarrista Daniel Sá e o renomado gaiteiro Renato Borghetti, parceiros de longa data do homenageado. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.
Com 60 anos de idade e quatro décadas de carreira, Pedrinho já participou de cerca de mil músicas em mais de 400 discos, criou mais de 800 arranjos orquestrais, e colaborou com artistas como Ivan Lins, Lenine, MPB4 e Vitor Ramil. Integra o grupo de Renato Borghetti há 35 anos, e com ele já realizou turnês em mais de 40 países. Para o maestro Manfredo Schmiedt, o artista é “dotado de um talento fora do comum”, nas diversas áreas em que atua. “Recentemente, tive o privilégio de dividir o palco com ele em uma série de concertos com a UCS Orquestra no projeto Bossa Nova no RS — uma experiência maravilhosa. Ao assumir a direção artística da OSPA, percebi que seria incrível oferecer ao nosso público a oportunidade de vivenciar um concerto que conta um pouco da bela trajetória dele aqui no Sul”, conclui o maestro.
Nascido em Teresópolis, na Serra Fluminense, Pedrinho Figueiredo mora em Porto Alegre desde 1981 e colocou o seu talento a serviço da música gaúcha. De Lá para Cá, o título do concerto, reflete esse movimento: “Hoje, com 60 anos, a minha música reflete o que aprendi sobre a Cultura do Rio Grande do Sul, com sua influência platina, e mistura com minhas raízes”, explica o músico.
Ao escolher o repertório, Pedrinho elegeu compositores com quem trabalhou diretamente e seguem exercendo grande influência na sua obra. No programa, estarão presentes peças como Primeira Impressão, Brincando com Notas, Quarto do Bebê e medleys com obras de autores como Pery Souza, Jerônimo Jardim, Luiz Carlos Borges, Alegre Corrêa, Paulo Dorfman e Borghetti. Além dos arranjos inéditos que foram preparados por Pedrinho especialmente para esta ocasião, o destaque deve ficar por conta da participação de Borghetti tocando Coisa Nossa, a primeira composição em parceria dos dois, e a participação de Daniel Sá, interpretando a sua bossa-nova Bem de Leve.
O concerto De Lá para Cá será também o reencontro do músico com a OSPA. Além de ter atuado como arranjador, ele foi solista em um concerto na década de 1980 e estreou a sua peça sinfônica, Lua Rosa (2017), com a Orquestra. Ao longo da sua carreira, Pedrinho transitou com fluidez entre o erudito, o popular e o regional. “Iniciei o meu aprendizado com professores que não faziam distinção entre os estilos, felizmente, e atuavam nas salas de concerto de São Paulo e Rio e nas rodas de choro e serenatas”, lembra Pedrinho.
A trajetória de Pedrinho Figueiredo também será comentada pelo jornalista Arthur de Faria, o convidado desta semana do projeto Notas de Concerto. Na sexta-feira, às 19h, ele recebe o público na Sala de Recitais para a palestra, que também tem transmissão ao vivo pelo canal da OSPA do YouTube.
PROGRAMA
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Manfredo Schmiedt, regência
Pedrinho Figueiredo, solista
Daniel Sá, guitarra
Renato Borghetti, gaita
Pedrinho Figueiredo
Primeira Impressão
Medley: Pery Souza e Kledir Ramil / Pery Souza e José Fogaça / Pery Souza
Noite de São João / Estrela Guria / Andréa
Medley: Jerônimo Jardim / Jerônimo Jardim e Ivaldo Lopes / Toneco da Costa
Astro Haragano / Moda de Sangue / Dama
Medley: Paulo Dorfman / Alegre Corrêa / Luiz Carlos Borges / Juliana Bastos de Figueiredo / Pedrinho Figueiredo / Daniel Sá
Jogo de Peteca / Terça-Feira / Suíte para Ana Terra / Brincando com Notas / Quarto do Bebê / Bem de Leve
Medley: Pedrinho Figueiredo e Renato Borghetti / Renato Borghetti
Coisa Nossa / Emily
Guinha Ramires
Barra do Ribeiro
SERVIÇO
Quando: 09 de maio, sexta-feira, às 20h
Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Arthur de Faria
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50
Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento) > clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idosos, doadores de sangue, pessoas com deficiência e acompanhante, estudantes, jovens até 15 anos e ID Jovem
Bilheteria: sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h
Estacionamento: gratuito, no local
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos
Transmissão ao vivo: às 16h (Notas de Concerto) e às 17h (concerto) no canal da OSPA no YouTube
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.
Foto: Juliano Ambrosini (na foto, Pedrinho Figueiredo).