OSPA retorna a Canoas com concerto gratuito

Enquanto não retoma os concertos programados originalmente em sua sede, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) – busca levar música a cidades que foram atingidas por enchentes. Depois de viajar a Santa Cruz do Sul e a Taquara, a Orquestra ruma para Canoas, onde se apresenta gratuitamente no próximo domingo, 07 de julho, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora das Graças. O concerto entrou para a programação da Série Interior da Temporada Artística 2024 da OSPA, após a suspensão dos eventos originalmente agendados para julho na Casa da OSPA.

Violoncelista da OSPA e regente do Porto Alegre Consort, Diego Schuck Biasibetti assume a regência do programa, que é recheado de pérolas da música de concerto. A apresentação contará com a participação da cantora lírica Camila Umpiérrez, que fará a sua estreia com a OSPA. Ela será solista nas peças Ave Maria, de Franz Schubert (1797-1828) e Hör’ ich Cymbalkänge!, de Zigeunerliebe, de Franz Lehár (1870-1948). Jovem talento que vem se destacando no canto lírico, Camila é mezzosoprano. Recentemente, participou do projeto Ópera Estúdio e protagonizou as montagens de Suor Angelica, de Giacomo Puccini, e Carmen, de Bizet, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

A OSPA abre a apresentação com um dos últimos compositores românticos alemães, Engelbert Humperdinck (1854-1921), executando a abertura da sua ópera Hänsel und Gretel, baseada no conto de fadas João e Maria. Estreada em 1893, a obra fez grande sucesso na Alemanha e continua sendo até hoje uma das óperas mais populares do repertório. No ano em que a Imigração Alemã completa 200 anos no Rio Grande do Sul, o programa valoriza ainda outros grandes nomes germânicos, como Ludwig van Beethoven (1770-1827), com o segundo movimento da sua Quinta Sinfonia, Johann Sebastian Bach (1685-1750), com a famosa Ária da Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, Josef Rheinberger (1839-1901), com Abendlied, Johannes Brahms (1833-1897), com a animada Dança Húngara nº 5, e Jacques Offenbach (1819-1880), com a abertura da opereta Orfeu no Inferno.

A OSPA também homenageia Alberto Nepomuceno (1864-1920) com O Garatuja, composição inspirada no romance homônimo de José de Alencar. Considerado um dos pioneiros do nacionalismo na música clássica brasileira, Nepomuceno completaria 160 anos no dia 06 de julho de 2024.


Quando: domingo, 07 de julho, às 19h
Onde: Paróquia Nossa Senhora das Graças (Rua Tamôio, 3.285, Canoas, RS)
Ingressos: entrada gratuita

Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade. 


Foto: Luiza Piffero (OSPA em Canoas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *