OSPA se apresenta no Santuário Santa Teresinha, em Porto Alegre

Um dos templos mais tradicionais de Porto Alegre e referência de arquitetura gótica, o Santuário Santa Teresinha é o cenário do próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A apresentação, que integra a Série Igrejas da temporada 2024, será nesta sexta-feira, 12 de julho, às 19:30h. O público poderá prestigiar obras de Beethoven, Grieg, Strauss II, Mozart e Nepomuceno, sob regência do maestro Manfredo Schmiedt e com participação da oboísta Ana Tomazi como solista. A entrada é franca e por ordem de chegada.

A apresentação será a primeira da OSPA em Porto Alegre após os concertos no interior e na região metropolitana que marcaram a retomada das suas atividades, no fim de junho. Para Manfredo Schmiedt, que também é regente do Coro Sinfônico da OSPA, será “um concerto para celebrar a vida e a superação, depois desse período tão dramático que o povo gaúcho enfrentou”. O regente programou a dramática Abertura Coriolano, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a contagiante Valsa do Imperador de Johann Strauss II (1825-1899), trechos de Peer Gynt, obra mais conhecida do ícone da música norueguesa Edvard Grieg (1843-1907), e O Garatuja, do brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920).

Ana Tomazi (foto: Joao Stein)

Aluna de destaque do Conservatório Pablo Komlós (Escola de Música da OSPA), Ana Tomazi interpretará o Concerto para Oboé e Orquestra de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Ana venceu o Concurso Interno para Alunos da Escola da OSPA no ano passado, o que lhe garantiu a oportunidade de solar agora com a OSPA. Atualmente com 18 anos, iniciou os estudos em oboé com 13 na classe da oboísta da OSPA Viktoria Tatour. Ao evoluir no instrumento, passou a integrar a orquestra da escola, a OSPA Jovem, e hoje é a principal oboísta da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, integrante da Orquestra Acadêmica do Mozarteum Brasileiro, em São Paulo, e recentemente foi aprovada no Bacharelado em Oboé da Haute École de Musique, de Lausanne, na Suíça.

“É uma honra para mim ser solista com a OSPA, fazer música ao lado dos meus professores e de tantos músicos que tenho consideração vai ser muito especial”, comemora Ana, que fará o seu primeiro concerto junto à orquestra profissional da Fundação OSPA. A peça de Mozart que tocará é um dos concertos mais importantes para o repertório dos oboístas, com detalhes que demandam a atenção do intérprete. “É bem transparente tecnicamente e exige muita energia! Espero conseguir transmitir toda a aventura que é essa peça. A Aninha de seis anos atrás mal acreditaria que tudo isso está acontecendo… Quero devolver todo cuidado e ensino que recebi à sociedade e transformando vidas, assim como a minha foi transformada”, conclui a jovem musicista.


Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Série Igrejas

Manfredo Schmiedt, regência
Ana Tomazi, oboé

Ludwig van Beethoven
Abertura Coriolano, Op. 62

Wolfgang Amadeus Mozart
Concerto para Oboé e Orquestra, K. 314

Johann Strauss II
Valsa do Imperador

Edvard Grieg
Peer Gynt Suite nº 1 [I. Amanhecer / IV. No Salão do Rei da Montanha]

Alberto Nepomuceno
O Garatuja


Quando: 12 de julho, sexta-feira, às 19:30h
Onde: Santuário Santa Teresinha (Av. José Bonifácio, 645, Bom Fim, Porto Alegre)
Ingressos: entrada gratuita


Foto principal: Luiza Piffero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *