Lajeado, município onde a tradição e a cultura germânica estão fortemente enraizadas, é o destino da próxima viagem da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A apresentação alusiva ao Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul acontece no dia 19 de julho, sexta-feira, às 20h, no Teatro Univates. Com regência do maestro Evandro Matté, o concerto traz obras de grandes compositores, como Beethoven e Bach, e conta com a participação da soprano Raquel Fortes como solista convidada. O ingresso já pode ser retirado na Biblioteca Univates em troca de 2 litros de leite.
Em função das cheias que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos meses, a programação que havia sido anunciada em março pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida por Decreto do Governador do Estado) precisou ser replanejada. Ao mesmo tempo em que realiza os reparos necessários na sede em Porto Alegre, a OSPA tem priorizado a realização de concertos em cidades severamente atingidas pelas enchentes. Pela Série Interior, a Orquestra percorreu em junho as cidades de Santa Cruz do Sul, Taquara e Canoas. O concerto em Lajeado, inicialmente previsto para 11/10, foi antecipado para 19/07. As datas para as demais cidades anunciadas – São Leopoldo, Erechim, Novo Hamburgo e Lagoa dos Três Cantos – serão confirmadas assim que possível. Na Casa da OSPA, o primeiro concerto em homenagem ao Bicentenário está previsto para 26 de julho.
Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado e a Universidade do Vale do Taquari – Univates, o concerto em Lajeado integra a Série Interior dentro da Temporada Artística 2024 da OSPA, que há mais de 70 anos leva música a todos os cantos do Rio Grande do Sul. “Após as enchentes, os concertos programados dentro do Bicentenário da Imigração Alemã assumiram novos significados. Além de valorizar o legado dos imigrantes, nossa esperança é que a música possa confortar as pessoas”, diz o maestro Evandro Matté.
O programa de 19/07 celebra a herança musical de grandes compositores nascidos na Alemanha, começando com duas peças de Ludwig van Beethoven: Abertura Coriolano e Allegretto (o segundo movimento da Sétima Sinfonia). Outros pilares da música de concerto são celebrados, como Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms e Jacques Offenbach. Um favorito do público, o austríaco Johann Strauss II é lembrado com Valsa do Imperador e o brasileiro Alberto Nepomuceno é homenageado com O Garatuja.
A soprano Raquel Fortes se junta à Orquestra em duas peças. Em cada obra, a cantora interpreta uma personagem marcante do repertório operístico: “A ‘Ária da Boneca’ na ópera de Offenbach é o momento em que apresentam Olympia a Hoffmann, que se apaixona por ela sem perceber que era uma boneca criada para enganá-lo. Além do caráter cômico, traz uma reflexão sobre a busca pela mulher ideal. Já na ária ‘Quel guardo il cavaliere’, na ópera de Donizetti, o fraseado, os ornamentos e o virtuosismo representam muito bem a personagem Norina, uma mulher segura que sabe o que quer”, explica Raquel.
PROGRAMA
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Série Interior
Evandro Matté, regência
Raquel Fortes, soprano
Ludwig van Beethoven
Abertura Coriolano, Op. 62
Sinfonia nº 7 (Allegretto)
Jacques Offenbach
Os Contos de Hoffmann (Ária da Boneca)
Johann Sebastian Bach
Suíte Orquestral nº 3, em Ré Maior, BWV 1068 (Ária)
Johann Strauss II
Valsa do Imperador
Alberto Nepomuceno
O Garatuja
Gaetano Donizetti
Don Pasquale (Quel guardo il cavaliere)
Johannes Brahms
Dança Húngara nº 5
Jacques Offenbach
Orpheus (Galop)
SERVIÇO
Quando: 19 de julho, sexta-feira, às 20h
Onde: Teatro Univates (Av. Avelino Talini, 171, Bairro Universitário, Lajeado/RS)
Ingressos: 2 litros de leite, com distribuição de ingressos na Biblioteca Univates (aberta de segunda à sexta, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h) / Limite de dois ingressos por CPF (pessoal e intransferível)
Foto principal: Vitória Proença.