O Centro Cultural Espaço Tápias está movimentando o cenário carioca de dança com o Palco Carioca Carlos Laerte, primeiro circuito do tradicional Festival Dança em Trânsito, há 23 anos mostrando as novidades da dança urbana e contemporânea, e revelando novos talentos. Nos dias 22 e 23 de março, às 19h, será a vez da renomada Companhia Regina Miranda & AtoresBailarinos.
Com interpretação de Marina Salomon e Regina Miranda – que assina o texto e a direção – a performance Rastros e Retornos habita um momento de suspensão, não como ausência de ação, mas como uma quebra que interrompe a linearidade do tempo e permite a emergência de um espaço onde as fronteiras entre passado e presente se tornam permeáveis, provocando encontros, superposições e a criação de novos diálogos.
Segundo Regina Miranda, a dramaturgia busca configurar essa fronteira tênue entre mundos que se tocam, privilegiando a interrupção, que não permite que o hábito e a banalidade se instaurem; a margem, que carrega vestígios de experiências anteriores; e o espaço-entre, que simultaneamente permite o próximo passo e o retraçar de caminhos.
“Encarnada nos corpos das intérpretes, a apresentação explora a respiração, como um marcador de suspensão e aceleração do tempo; as pausas tensionadas, onde o movimento parece prestes a continuar, mas se sustenta no limiar da ação; a ‘quase-repetição’, que evidencia o corpo no ato de reescrever sua própria história; e a sobreposição de ritmos diferentes, que cria a sensação de tempos que coexistem e se desdobram em camadas de maior ou menor presença e ausência”, define.
O espetáculo traz em cena Regina Miranda e Marina Salomon, premiadas artistas da dança brasileira, com 40 anos de parceria, que se tornam arquivos vivos do teatro coreográfico proposto por Miranda. Em sua intimidade com a linguagem desenvolvida pela companhia, são capazes de transitar entre espaços coloquiais e simbólicos, estar presente na vivência do instante, e alternar qualidades de tempo distorcidas, talvez mais próximas ao tempo dos contos de fadas, onde o próprio início é marcado pelo tempo vago do “era uma vez”, que nos conduz à (ir)realidade.
Ficha Técnica
Concepção, direção e coreografia: Regina Miranda
Intérpretes: Regina Miranda e Marina Salomon
Cenário: Instalação Plástica Sherazade, de Hilal Sami Hilal
Desenho de luz e operação de som: Rogério Medeiros
Figurinos: Acervo Cia Regina Miranda & AtoresBailarinos
Trilha Sonora: Regina Miranda
Vídeo: Regina Miranda e Marina Salomon
Fotos: Carol Pires
Dança em Trânsito
Com 23 anos de história, o Festival Dança em Trânsito segue celebrando a arte do movimento, promovendo apresentações, formações, capacitações, reflexões e intercâmbios entre grupos de dança, em diversas cidades do Brasil e ao redor do mundo. Na edição de 2025, o Festival atravessará as cinco regiões brasileiras e cidades internacionais, levando a sua essência de conexão e transformação cultural.
Programação Palco Carioca
22 e 23/03 – Cia. Regina Miranda & AtoresBailarinos – Rastros e Retornos
29 e 30/03 – Companhia Urbana de Dança – Na Pista
05 e 06/04 – Cia Gente/Paulo Azevedo – The Wall – O Lado B do Muro
12 e 13/04 – Grupo Tápias Companhia de Dança – Ziraldo, O Mineiro Maluquinho
26 e 27/04 – Conversa experimental – Marcia Milhazes e Maria Alice Poppe – Celeste
SERVIÇO
Dança em Trânsito – Palco Carioca Carlos Laerte 2025
Rastros e Retornos
Cia. Regina Miranda & AtoresBailarinos
Quando: 22 e 23 de março, sábado e domingo, sempre às 19h
Onde: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias (Rua Armando Lombardi, 175, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
Classificação etária: livre
Duração: 50 minutos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) / à venda em https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias
Foto: Carol Pires (na foto, Regina Miranda e Marina Salomon).