O violoncelista Antonio Meneses foi um dos mais renomados solistas e cameristas brasileiros no mundo, referência da sua geração. Vencedor de concursos como o de Munique e o Tchaikovsky, ele é o homenageado da Orquestra Petrobras Sinfônica no concerto do dia 16 de março, domingo, às 16h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A apresentação conta com a participação dos solistas Hugo Pilger, Miguel Braga e Rafael Cesario, sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular e diretor artístico da orquestra. O programa apresenta obras emblemáticas do repertório de Meneses, e dá início à temporada 2025 de Concertos Clássicos.
A escolha do programa reflete a trajetória de um dos maiores violoncelistas brasileiros, que faleceu aos 66 anos devido a um tumor. Entre os solistas convidados, Miguel Braga tinha um laço especial com o musicista, por ter tido a oportunidade de ser aluno de Meneses entre 2017 e 2022, na Universidade de Artes de Berna, na Suíça. Antonio Meneses teve uma vida dedicada à música, com uma discografia ampla e colaborando com algumas das mais importantes orquestras do planeta.
Os irmãos do homenageado, Eduardo Meneses e João Meneses, ambos músicos da Petrobras Sinfônica, também estarão presentes na ocasião, tornando a celebração ainda mais significativa. No palco, Eduardo integrará o conjunto que apresenta o concerto. João acompanhará tudo da plateia, dividindo com o público a experiência de viver esta grande homenagem.
PROGRAMA
Orquestra Petrobras Sinfônica
Homenagem a Antonio Meneses
Isaac Karabtchevsky, regente
Hugo Pilger, violoncelo
Miguel Braga, violoncelo
Rafael Cesario, violoncelo
Heitor Villa-Lobos
Fantasia para Violoncelo e Orquestra, W454
Piotr Ilitch Tchaikovsky
Variações sobre um Tema Rococó, Op. 33
Antonín Dvořák
Concerto para Violoncelo, em Si menor, Op. 104
SERVIÇO
Quando: 16 de março, domingo, às 16h
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/n, Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: à venda em https://bit.ly/2025_TMRJ1
Foto: Renato Mangolin.