Petrobras Sinfônica apresenta concerto “Do Clássico ao Baião”

“Mandacaru quando fulora na seca…”, os amantes da música brasileira certamente vão completar os versos que ficaram eternizados na voz do grande Luiz Gonzaga. A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta no dia 31 de julho (quarta-feira), às 20h, na Cidade das Artes, o concerto Do Clássico ao Baião. Sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, o repertório vai desde as Bachianas, de Heitor Villa-Lobos, e Pernambucana, de César Guerra-Peixe, até canções imortais do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, colocando todos para cantar junto. A ocasião lembra os 35 anos do falecimento de Gonzagão, que partiu no dia 02 de agosto.

Para trazer o Rei do Baião ao palco, foram captadas imagens do sobrinho do cantor, Joquinha Gonzaga, tocando sanfona e cantando. A partir daí, um trabalho de modelagem 3D e inteligência artificial recriou os traços e a voz de Luiz Gonzaga, resultando em um material inédito que será apresentado em holograma na noite do dia 31. Além disso, o programa traça um contraponto entre três grandes nomes da música brasileira: César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Heitor Villa-Lobos.

O repertório começa com Abertura Quarta, de Ernani Aguiar, aluno de Guerra-Peixe que incorpora a influência do mestre em suas composições. Em seguida, o programa conta com o Canto do Sertão e a Cantiga, das Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos, e a Suíte Sinfônica nº 2, “Pernambucana”, de Guerra-Peixe. Por fim, o público vai poder assistir à participação especial do holograma de Luiz Gonzaga, que vai “cantar” ao lado da orquestra em algumas das músicas mais famosas do artista, como Numa Sala de Reboco, Boiadeiro e Asa Branca.

A escolha das obras explora a riqueza da música nordestina e a conexão de suas características com a música de concerto brasileira. São composições que expõem as suas diferenças, mas confirmam a excelência e a diversidade da cultura nacional. “Essa apresentação é uma oportunidade de apreciar a multiplicidade da música brasileira em sua totalidade”, explica o maestro Isaac Karabtchevsky.

O concerto faz parte da Temporada 2024 da Petrobras Sinfônica, que celebra os 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular e diretor artístico da Orquestra.


Orquestra Petrobras Sinfônica

Do Clássico ao Baião

Isaac Karabtchevsky, regência
Luiz Gonzaga, participação especial em holograma

Ernani Aguiar
Abertura Quarta

Heitor Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 4, A424 [II. Coral (Canto do sertão) | Largo / III. Ária (Cantiga) | Moderato]

César Guerra-Peixe
Suíte sinfônica nº 2, “Pernambucana”

Canções do repertório de Luiz Gonzaga
Medley [O Xote das Meninas / Numa Sala De Reboco / Boiadeiro / Riacho do Navio / Derramaro o Gái]

Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Asa Branca


Quando: 31 de julho, quarta-feira, às 20h
Onde: Cidade das Artes – Grande Sala – Av. das Américas, 5300
Ingressos: bit.ly/doclassicoaobaiao


Foto: Daniel Ebendinger.