“Mandacaru quando fulora na seca…”, os amantes da música brasileira certamente vão completar os versos que ficaram eternizados na voz do grande Luiz Gonzaga. A Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta no dia 31 de julho (quarta-feira), às 20h, na Cidade das Artes, o concerto Do Clássico ao Baião. Sob a batuta do maestro Isaac Karabtchevsky, o repertório vai desde as Bachianas, de Heitor Villa-Lobos, e Pernambucana, de César Guerra-Peixe, até canções imortais do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, colocando todos para cantar junto. A ocasião lembra os 35 anos do falecimento de Gonzagão, que partiu no dia 02 de agosto.
Para trazer o Rei do Baião ao palco, foram captadas imagens do sobrinho do cantor, Joquinha Gonzaga, tocando sanfona e cantando. A partir daí, um trabalho de modelagem 3D e inteligência artificial recriou os traços e a voz de Luiz Gonzaga, resultando em um material inédito que será apresentado em holograma na noite do dia 31. Além disso, o programa traça um contraponto entre três grandes nomes da música brasileira: César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Heitor Villa-Lobos.
O repertório começa com Abertura Quarta, de Ernani Aguiar, aluno de Guerra-Peixe que incorpora a influência do mestre em suas composições. Em seguida, o programa conta com o Canto do Sertão e a Cantiga, das Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos, e a Suíte Sinfônica nº 2, “Pernambucana”, de Guerra-Peixe. Por fim, o público vai poder assistir à participação especial do holograma de Luiz Gonzaga, que vai “cantar” ao lado da orquestra em algumas das músicas mais famosas do artista, como Numa Sala de Reboco, Boiadeiro e Asa Branca.
A escolha das obras explora a riqueza da música nordestina e a conexão de suas características com a música de concerto brasileira. São composições que expõem as suas diferenças, mas confirmam a excelência e a diversidade da cultura nacional. “Essa apresentação é uma oportunidade de apreciar a multiplicidade da música brasileira em sua totalidade”, explica o maestro Isaac Karabtchevsky.
O concerto faz parte da Temporada 2024 da Petrobras Sinfônica, que celebra os 90 anos do maestro Isaac Karabtchevsky, regente titular e diretor artístico da Orquestra.
PROGRAMA
Orquestra Petrobras Sinfônica
Do Clássico ao Baião
Isaac Karabtchevsky, regência
Luiz Gonzaga, participação especial em holograma
Ernani Aguiar
Abertura Quarta
Heitor Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 4, A424 [II. Coral (Canto do sertão) | Largo / III. Ária (Cantiga) | Moderato]
César Guerra-Peixe
Suíte sinfônica nº 2, “Pernambucana”
Canções do repertório de Luiz Gonzaga
Medley [O Xote das Meninas / Numa Sala De Reboco / Boiadeiro / Riacho do Navio / Derramaro o Gái]
Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Asa Branca
SERVIÇO
Quando: 31 de julho, quarta-feira, às 20h
Onde: Cidade das Artes – Grande Sala – Av. das Américas, 5300
Ingressos: bit.ly/doclassicoaobaiao
Foto: Daniel Ebendinger.