“Uma celebração à fraternidade entre os povos por meio da música de concerto”, afirma o maestro Isaac Karabtchevsky acerca do grandioso concerto que a Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará no dia 03 de junho, sábado, às 19h) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em uma noite especial, mais de 150 artistas, entre regente, músicos, solistas e coro, estarão no palco para interpretar a monumental Missa Solemnis, em Ré maior, op. 123, de Ludwig van Beethoven.
O concerto contará com a especial participação dos cantores Ludmilla Bauerfeldt (soprano), Lara Cavalcanti (mezzosoprano), Paulo Mandarino (tenor) e Sávio Sperandio (baixo), além do imponente Coro Lírico da ACC – Associação de Canto Coral, com direção do professor Jésus Figueiredo e preparação do maestro Edvan Moraes.
Obra de grandiosidade estrutural e intensidade emocional, a Missa Solemnis é uma das composições mais exigentes e importantes do repertório sacro ocidental. Profundo conhecedor da obra de Beethoven, o maestro Isaac Karabtchevsky não esconde o seu entusiasmo em reger uma peça tão complexa e emblemática.
“É uma obra magnífica, que reflete a importância da música como uma força unificadora para a humanidade. ‘Missa Solemnis’ difere das demais peças para coro de Beethoven, como a ‘9ª Sinfonia’ e ‘Cristo no Monte das Oliveiras’. Na ‘Missa’, estão contidos os mesmos recursos harmônicos presentes nas suas sinfonias e nos últimos quartetos. Mesmo tendo como referência o texto tradicional latino, Beethoven projeta uma visão diversa da convencional, dramatizando a narrativa e impondo uma notável combinação de planos sonoros na alternância entre coro e quarteto solista”, explica. “Será magnífico interpretar essa obra complexa e poderosa, uma das últimas de Beethoven, considerada uma das supremas e mais importantes missas do repertório ocidental. Convido a todos para assistirem ao concerto que traz seções grandiosas e dramáticas, com momentos de incrível beleza lírica e contemplativa”, completa.
Um dos destaques da Missa Solemnis é o canto lírico, essencial para expressar a natureza espiritual da música religiosa, que terá a participação singular dos cantores Ludmilla Bauerfeldt, Lara Cavalcanti, Paulo Mandarino e Sávio Sperandio. O quarteto solista, que estará presente em todo o concerto, tem grande expressividade no cenário da música lírica, além de uma interpretação vocal envolvente, intensa e emocional.
“É uma honra apresentar esse programa junto ao maestro Karabtchevsky e à Orquestra Petrobras Sinfônica, pelo caráter magistral e profundo da peça”, comemora Ludmilla Bauerfeldt, formada pela Academia do Teatro Alla Scala, de Milão. O baixo Sávio Sperandio, que empresta a sua voz pela terceira vez à monumental obra de Beethoven, acrescenta: “’Missa Solemnis’ possui contrastes dramáticos e uma profundidade emocional que tornam essa peça única e desafiadora”. A mezzosoprano Lara Cavalcanti, pós-graduada em canto lírico pelo IBRA e mestranda na escola de música da UFRJ, destaca que a passagem Et incarnatus est é arrebatadora. “Impossível não se emocionar com essa peça. Toda a escrita musical se une às palavras de forma muito tocante, trazendo um momento de encontro divino”. Já o tenor Paulo Mandarino, que aprimorou os seus conhecimentos na Accademia Lirica Italiana, em Milão, finaliza citando que é emocionante interpretar uma obra de Beethoven. “Tenho certeza de que a Missa Solemnis será uma ocasião única de fruição de algo grandioso”.
Especialmente para este concerto, 80 cantores estarão no palco interpretando a obra com a Orquestra Petrobras Sinfônica. Diretor do Coro Lírico da Associação de Canto Coral do Rio, Jésus Figueiredo se mostra bastante entusiasmado com a oportunidade de atuar em uma das mais majestosas composições da música sacra. “É uma obra intensa que exige muita técnica vocal e musical, tanto dos solistas como do coro. Um grande desafio e um concerto imperdível sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky”, conclui Jésus.
Programa
Ludwig van Beethoven
Missa Solemnis, em Ré maior, op. 123
I. Kyrie | Andante sostenuto
II. Gloria | Allegro vivace
III. Credo | Allegro ma non troppo
IV. Sanctus | Adagio
V. Agnus Dei | Adagio
SERVIÇO
Orquestra Petrobras Sinfônica
Isaac Karabtchevsky, regente
Ludmilla Bauerfeldt, soprano
Lara Cavalcanti, mezzosoprano
Paulo Mandarino, tenor
Savio Sperandio, barítono
Coro Lírico da ACC – Associação de Canto Coral (direção de Jésus Figueiredo e preparação de Edvan Moraes)
Quando: 03 de junho, sábado, às 19h
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, S/N – Centro)
Ingressos: a partir de R$ 10 – à venda na bilheteria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e pelo site bit.ly/TMRJ3jun
Duração: 90 min, aproximadamente
Classificação indicativa: 10 anos
Foto: Renato Mangolin.