Petrobras Sinfônica celebra 150 anos de sinfonia de Tchaikovsky

Sob a batuta da regente Mariana Menezes, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta um repertório com clássicos da música de concerto. O programa dá destaque à Sinfonia nº 3, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, que completa 150 anos em 2025. A apresentação acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 30 de março, domingo, às 16h. 

O concerto terá início com a abertura Egmont, Op. 84, de Beethoven, peça consagrada do compositor. Em seguida, o público será brindado com a Sinfonia nº 3, em Ré Maior, Op. 29, Polonesa, de Tchaikovsky, composta em 1875, uma de suas obras mais alegres e que traz influência de ritmos poloneses. 

Mariana Menezes (divulgação)

Para a apresentação, a Petrobras Sinfônica convidou a regente Mariana Menezes, reconhecida como uma das mais notáveis regentes brasileiras a ocupar um cargo permanente em uma orquestra profissional. Menezes é associada da Orquestra Filarmônica de Goiás, cargo que ocupa desde 2021, além de já ter conduzido renomadas orquestras como a OSESP, a Orquestra Sinfônica Municipal (TMSP), a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, dentre outras.

O concerto faz parte da Temporada 2025 da Orquestra Petrobras Sinfônica, que celebra 50 anos de história neste ano, reafirmando o compromisso com a democratização da música de concerto e a valorização da pluralidade musical. Fundada por Armando Prazeres, a Orquestra é uma das únicas no mundo gerida pelos próprios músicos, o que garante uma abordagem diferenciada. O atual diretor artístico, Isaac Karabtchevsky, lidera o conjunto, que tem como missão aproximar o público da música de concerto.


Orquestra Petrobras Sinfônica

Mariana Menezes, regente

Ludwig van Beethoven
Abertura Egmont, Op. 84

Piotr Ilitch Tchaikovsky
Sinfonia nº 3, em Ré Maior, Op. 29, “Polonesa”


Quando: 30 de março, domingo, às 16h
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/n, Centro)
Ingressos: https://feverup.com/m/308482


Foto principal: Renato Mangolin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *