A Orquestra Petrobras Sinfônica celebra a vida e a obra do compositor austríaco Anton Bruckner em concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto (sábado), às 19h. Conhecido por ser um dos maiores compositores do Romantismo tardio, o músico é homenageado em seu bicentenário com a apresentação da sua monumental Sinfonia nº 8 em Dó menor, sob a regência do maestro convidado canadense Julian Kuerti.
Elaborada entre 1884 e 1887, a oitava de Bruckner é uma obra-prima dentre as mais complexas do repertório sinfônico. Essa foi a última sinfonia que o compositor completou e é conhecida por ter uma estrutura complexa. Julian Kuerti, regente convidado para conduzir a Petrobras Sinfônica no concerto, é diretor musical da Orquestra Sinfônica de Kalamazoo, original de Michigan, nos Estados Unidos.
Bruckner é um compositor que só recebeu renome e reconhecimento nos últimos anos de sua vida. Nascido no interior da Áustria, ele não foi uma criança prodígio. Somente a partir dos 44 anos, quando aceitou substituir o seu ex-professor no Conservatório de Viena, que a sua carreira de compositor começou a decolar. Suas obras são densas e influenciaram grandes nomes da música clássica, como Richard Strauss e Gustav Mahler.
PROGRAMA
Orquestra Petrobras Sinfônica
Julian Kuerti, regente
Anton Bruckner
Sinfonia nº 8, em Dó menor
I. Allegro moderato
II. Scherzo: Allegro moderato
III. Adagio: Feierlich langsam; doch nicht schleppend
IV. Finale: Feierlich, nicht schnell
SERVIÇO
Quando: 31 de agosto, sábado, às 19h
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, s/n, Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos: à venda em bit.ly/TMRJ-3108
Foto: Daniel Ebendinger.