Petrobras Sinfônica estreia “O Canto da Fênix” na Sala

Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, às 19h, e sábado, dia 12, às 16h, dentro da Série Orquestras, a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Fabio Mechetti, com Juliana Steinbach ao piano. No repertório, a estreia de O Canto da Fênix (obra encomendada pela Sala Cecília Meireles), de Marcelo Dino; o Concerto em Sol Maior, de Maurice Ravel, e a Sinfonia nº 3, de Felix Mendelssohn.

Marcelo Bellini Dino, compositor paulista, professor e pianista, estudou composição e regência na Universidade Júlio de Mesquita Filho – “UNESP”. É mestre em artes pela USP (2011) e atualmente é doutorando em artes também pela USP.  Desde 1993, o compositor iniciou a sua jornada artística multifacetada, que lhe permitiu trabalhar em diversos domínios da área musical. Arranjos, música para televisão e música para cinema sempre permaneceram lado a lado às suas composições de música de concerto.

Marcelo Dino

Segundo Dino, “a obra ‘O Canto da Fênix – ascensão, morte e renascimento’, para orquestra sinfônica, foi criada entre os meses de abril e julho de 2022, a partir da encomenda realizada pela Sala Cecília Meireles através de seu diretor artístico, o também compositor João Guilherme Ripper. Concebida em um único movimento, com duração de 8’04” minutos, ela possui duas ideias musicais principais apresentadas logo no início da peça. ‘O Canto da Fênix’ surge no primeiro instante, entoado pela flauta e acompanhado por uma delicada textura nas cordas. Separada por uma pequena transição – executada pela harpa, clarinete, trompas e vibrafone -, a segunda ideia musical é então apresentada na sequência, pelos violinos e fagotes. A partir desse material musical, a obra nos conduzirá então por uma jornada de mistério, onde presenciaremos a ascensão, a morte e o renascimento da Fênix que há em cada um de nós”.

PROGRAMA

Marcelo Bellini Dino (1972)
O Canto da Fênix (Ascensão, Morte e Renascimento) *
*Obra encomendada pela Sala Cecília Meireles

Maurice Ravel (1875 – 1937)
Concerto em Sol Maior
I. Allegramente
II. Adagio assai
III. Presto

Felix Mendelssohn Bartholdy (1809-1847)
Sinfonia nº 3 em Lá Menor
I – Andante com moto
II – Vivace non troppo
III – Adagio
IV – Allegro vivacissimo – Allegro maestoso assai

Sala Cecília Meireles Série Orquestras

Sexta-feira, 11 de novembro, 19h
Sábado, 12 de novembro, 16h

Orquestra Petrobras Sinfônica
Fabio Mechetti, regência
Juliana Steinbach, piano

Ingressos: R$ 40,00 na bilheteria ou no site da Sala, no endereço http://salaceciliameireles.rj.gov.br/

Fotos: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *