Pianista Estêvão Medeiros Gomes é o vencedor do “Prelúdio 2024”

No último domingo, 08 de dezembro, a TV Cultura revelou, diretamente do Teatro Cultura Artística, em São Paulo, o vencedor do Prelúdio 2024: o pianista Estêvão Medeiros Gomes, de apenas 16 anos, de Serra, no Espírito Santo. O jovem músico conquistou o júri do programa interpretando o 3º movimento do Concerto para Piano nº 5, de Camille Saint-Saëns, e foi o grande vencedor do concurso de música clássica apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Julio Medaglia.

O pianista foi premiado com uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria, e um prêmio em barras de ouro para ajudar com as despesas da estadia na Europa. “Vencer o ‘Prelúdio 2024’ é a realização de um sonho, um marco na minha trajetória musical. Esse programa é muito importante para a música clássica no Brasil. (…) E essa conquista é um grande passo na minha jornada, estou muito animado e muito feliz com o que vem pela frente”, diz.

Concorreram na grande final do Prelúdio, ao lado de Estevão, a soprano Pollyana Santana, 28 anos, de São Paulo, que cantou Una voce poco fa, ária da ópera O Barbeiro de Sevilha, de Rossini; o clarinetista Daniel Bressan, 23 anos, de Itapetininga (SP), que apresentou o 1º movimento do Concerto para Clarinete, de Wolfgang Amadeus Mozart; e o trompista Rafael Xavier, 22 anos, de Salvador (BA), com o 1º movimento do Concerto para Trompa nº 1, de Richard Strauss.

O júri, que teve a difícil missão de escolher o vencedor da atração, foi composto por Eduardo Monteiro, pianista, vice-diretor da ECA–USP e professor de piano; Ligiana Costa, musicóloga especialista em ópera, cantora e diretora; Leandro Karnal, professor, historiador, escritor e apresentador; e Irineu Franco Perpétuo, jornalista, tradutor literário e crítico musical.

Finalistas e apresentadores do Prelúdio 2024

Fotos: Nadja Kouchi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *