Pianista Mattheus Versiani é o vencedor do “Prelúdio 2023”

No último sábado (25/11), a TV Cultura revelou ao vivo, diretamente da Sala São Paulo, o vencedor do Prelúdio 2023, o pianista paulistano Mattheus Versiani, de apenas 21 anos. O jovem músico conquistou o público e o júri do programa tocando o primeiro movimento do Concerto para Piano nº 1, de Frédéric Chopin, e foi o grande vencedor do concurso de música clássica que nesta temporada completou 18 anos na Cultura.

O pianista foi premiado com uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. “Nunca imaginei uma conquista como essa. Ser o vencedor do ‘Prelúdio’ significa reconhecer coisas que, muitas vezes, não enxergamos em nós mesmos”, diz Versiani.

Concorreram na grande final do Prelúdio, ao lado de Versiani, o pianista Guilherme Frazatto, o violinista João Pedro Ferraz e o tenor Ricardo Gaio.

O júri, que teve a difícil missão de escolher o vencedor da atração, foi composto por Irineu Franco Perpétuo, jornalista e crítico musical; Antonio Vaz Lemes, professor e pianista; a soprano Camila Titinger; e Yara Caznok, professora de música e pesquisadora em percepção musical.

Sobre o Prelúdio

Apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Júlio Medaglia, o Prelúdio é consagrado por revelar jovens talentos da música clássica.

A atração completou 18 anos em 2023. Nesse período, o programa lançou no mercado da música clássica nomes como o pianista Cristian Budu, que venceu o programa em 2007; o violinista Guido Sant’Anna, que foi um dos finalistas do Prelúdio 2014; o pianista Estefan Iatcekiw e o cantor Bruno Sá, que participaram em 2017. Todos eles estão ocupando lugares de destaque no cenário internacional.

O pianista Felipe Naim, que venceu o programa em 2019, foi para Budapeste, concluiu seu curso na academia húngara e, atualmente, mora na Europa dando aulas e tocando em diversos países. O vencedor de 2022 foi o saxofonista Samuel Alves, que iniciou seus estudos na Franz Liszt.

–**–

Foto: Íris Zanetti.