PianOrquestra lança “CollectivA” na Sala Cecília Meireles

Indicado recentemente como Melhor Grupo Instrumental ao Prêmio da Música Brasileira, o PianOrquestra está em turnê pelo Brasil lançando o álbum CollectivA.

Depois de passar por Londrina, Vitória, Festival de Inverno de Nova Friburgo e 22º Festival de Inverno de Petrópolis, o grupo se apresenta nesta quarta-feira, dia 26 de julho, às 19h, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, a preços populares.

CollectivA representa pluralidade (base etimológica de “coletivo”), reflete a busca da experiência do grupo em novas possibilidades do piano coletivo, alternando entre performance solo e em grupo, proporcionando uma vivência única do piano preparado e compartilhado.

O álbum CollectivA traz reflexões e propostas na divisão do espaço do teclado, explorando as diferentes sonoridades do piano. O repertório da apresentação explora obras icônicas da literatura do piano brasileiro, incluindo compositores das primeira e segunda gerações nacionalistas (Villa-Lobos e Santoro), evoluindo com Pixinguinha, Hermeto e Egberto, pilares da música instrumental brasileira, além de contemporâneos como Amaral Vieira e um novo arranjo para uma composição autoral (Ciranda).

Com materiais inusitados, como luvas, linha de pesca, bola de gude, baqueta, palheta, peças de metal, madeira e tecido, o PianOrquestra explora novos timbres e efeitos sonoros diferenciados para potencializar o piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra de sons. Com originalidade e qualidade, o grupo é feito por dez mãos e um piano, sendo quatro pianistas e uma percussionista. A formação atual conta, além do multiartista Claudio Daueslberg, com Verônica Fernandes, Nathália Martins, Matheus Kern e Mako Tanaka. Desde 2003, as 10 mãos e um piano se apresentaram em importantes palcos nacionais e internacionais.

Claudio Dauelsberg, criador e diretor artístico do PianOrquestra, é também, pianista, arranjador, compositor e produtor, já gravou sete CDs, dois DVDs, inúmeros singles e se apresentou ao lado de Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrene, Toots Thielemans, Chick Corea, Hermeto Pascoal, João Bosco, Yamandú Costa, entre outros. Recebeu no início de junho o Prêmio Profissionais da Música como Melhor Artista Intérprete Área Sudeste e Professor Universitário em Práticas Interpretativas/Performance.

–**–

Programa

Caetano Veloso
Trilhos Urbanos (Música Incidental: Tacho – Hermeto Pascoal)

Milton Nascimento e Fernando Brant
Cravo e Canela

Toninho Horta
Manoel, o Audaz

Cesar Camargo Mariano
Samambaia

Sivuca e Oswaldinho
Um Tom para Jobim

Claudio Dauelsberg
Raoni

Alfredo da Rocha Vianna Filho (Pixinguinha) e Benedito Lacerda
Um a Zero

Itiberê Zwarg
Suíte Keops Mikerinos

Claudio Dauelsberg e Claudia Castelo Branco
Ciranda

Heitor Villa-Lobos
Dança do Índio Branco

Matheus Kern
Inanimado

Gyorgy Ligeti
Sonatina, Piano a 4 Mãos (1º Movimento)

PianOrquestra
Uirapuru

Radamés Gnattali
Sonatina Coreográfica – Quatro Movimentos Dançantes (1º Movimento – Marcha)

Pedro Raymundo
Escadaria

Hermeto Pascoal
Forró Brasil (Música Incidental: Repente – Claudio Dauelsberg)

Michael Jackson
Black or White

–**–

SERVIÇO

PianOrquestra CollectivA

Quando: 26 de julho, quarta-feira, às 19h
Local: 
Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47, Lapa, Rio de Janeiro)
Classificação Indicativa: Livre
Duração aproximada: 1h
Ingressos: R$ 20 (valor único)

Próximas apresentações – PianOrquestra / CollectivA
:

29 de julho – Encontro Cultural – Praça Frei Baraúna – Sorocaba/SP
24 de setembro – Festival Pianístico de Joinville/SC
Minas Gerais – data e local a definir

–**–

Foto: divulgação.