Quinteto de Liliane Secco pela primeira vez no Brasil

Música de câmara original com linguagem contemporânea, mostrada pela primeira vez no país e de graça. O Quinteto para Piano e Cordas, de Liliane Secco, será apresentado no Rio de Janeiro, na Sala Mário Tavares, anexo do Theatro Municipal, nos dias 05 e 08 de outubro, e no Teatro da UFF, em Niterói, em 11 e 12 de outubro. O projeto foi um dos ganhadores do edital Retomada Cultural RJ 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Em 2019, uma composição de Liliane Secco foi uma das vencedoras do concurso internacional Cum Laude Music Awards – International Consonant Chamber Music Composition Contest, na Espanha, promovido pela Non Profit Music Foundation. A peça Gipsy Spell – for Piano Quintet foi registrada em CD, mas continua inédita no Brasil. O projeto Quinteto Liliane Secco de Piano e Cordas pretende executar ao vivo esta obra pela primeira vez no Brasil, além de outras sete peças da compositora, nas duas apresentações.

Trata-se de livre expressão da compositora a partir da exploração de rica variedade rítmica, melódica e harmônica, resultando numa obra original, abrangente e envolvente. A primeira parte do recital tem uma sonoridade mais tradicional e erudita, enquanto a segunda exibe uma característica mais popular e bastante ousada ao explorar ritmos brasileiros como o baião, o partido alto, o maracatu e o maculelê, fazendo uso dessa formação instrumental de um quinteto clássico. O recital contará com o Quarteto Kalimera junto com a pianista Zaida Valentim.

“Neste Recital eu apresento, pela primeira vez, as obras que compus para quinteto de piano e cordas. Componho porque necessito, porque é algo que me transporta para um mundo de paz, de beleza, de amor, e se através da minha música eu conseguir levar pelo menos um pouquinho disso às pessoas, já terei atingido o meu objetivo”, diz Liliane Secco.

Integrantes do quinteto

QUARTETO KALIMERA
Violino 1 – Luísa de Castro
Violino 2 – Tomaz Soares
Viola – Daniel Albuquerque
Violoncelo – Daniel Silva

Pianista: Zaida Valentim

PROGRAMA

Quinteto N° 1
– Largo
– Valsa Allegro
– Lento Cantabile
– Finale: Festa Cigana (Gipsy Spell)

Sonhos

Suíte Raízes Brasileiras
– Baião
– Partido Alto com Choro
– Maracatu com Maculelê

Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Sala Mário Tavares

05 e 08 de outubro, 19h

Teatro da UFF

11 e 12 de outubro, 20h

Quarteto Kalimera
Zaida Valentim, piano

Entrada Franca
Classificação: livre
Duração aproximada: 50 minutos

Foto: Luciana Mesquita.