Regina Elena Mesquita dá recital na Associação Paulista de Medicina

No dia 18 de outubro, sexta-feira, às 19h, o Centro de Música Brasileira promove um recital na Associação Paulista de Medicina, na Bela Vista. A mezzosoprano Regina Elena Mesquita canta, acompanhada ao piano por João Antonio Parizoto. A entrada é franca.

Com o intuito de valorização da música erudita brasileira, objetivo do CMB, o duo interpretará obras de 13 compositores brasileiros: Alberto Nepomuceno, Alexander Levy, Arthur Napoleão, Carlos Gomes, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Emília de Benedictis, Hekel Tavares, Nilcéia Baroncelli, Osvaldo Lacerda, Souza Lima, Villa-Lobos e Villani-Côrtes.

Regina Elena Mesquita

É uma das mais relevantes cantoras brasileiras. Tem importante relação com o Theatro Municipal de São Paulo, onde começou como membro do Coral Lírico Municipal e se destacou estrelando dezenas de óperas. Cantou em musicais, participou de turnês no repertório operístico, sinfônico e popular. Como professora, contribuiu na formação de cantores líricos brasileiros que hoje fazem parte da nova geração. Dividiu o palco com grandes nomes internacionais como Plácido Domingo, Giuseppe Giacomini, Mara Zampieri, Justino Diaz, Renato Bruson, Nicola Martinucci e Leona Mitchell, cantando sob a regência de destacados nomes, dentre os quais Eleazar de Carvalho, com quem cantou obras como a Nona Sinfonia de Beethoven e a Segunda Sinfonia de Mahler. Estudou no Brasil com Herminia Russo, Marcel Klass e Leilah Farah, e trabalhou linha de canto e interpretação com o maestro Franco Iglesias nos Estados Unidos.

Regina Elena foi semifinalista do II Concurso Internacional de Canto de Pretória, da África do Sul, e conquistou dois prêmios de Melhor Solista Vocal da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), o prêmio de Melhor Cantora Brasileira no XII Concurso de Canto Internacional do Rio de Janeiro e o I Prêmio Carlos Gomes como Melhor Solista em Música Erudita.

João Antonio Parizoto

É paulista, da cidade de Lins, iniciou os seus estudos musicais em Barra Bonita, tendo como seus primeiros professores Beatriz Battaiola, Gláucio Munduruca e Nely de Alencar. Em 1989, após sua participação do I Concurso Nacional de Piano de Barra Bonita – “Homenagem a Guiomar Novaes”, reiniciou seus estudos de piano em São Paulo sob a orientação de Ciro Gonçalves Dias Jr., de quem tornou-se assistente em 1992 até a sua partida, em 2017. Ainda tiveram grande influência em sua formação pianística o relacionamento musical com Cláudio de Britto e Isabel Mourão, com quem se aconselhava regularmente. Por 15 anos, desde 1996, foi convidado a frequentar anualmente as classes dos renomados professores David Dubal e Jerome Lowenthal, na The Juilliard School of Music. Ainda em New York, privou musicalmente com os decanos pianistas Constance Keene, Leonid Hambro e Ruth Slenczynska, cujas personalidades ímpares tiveram um grande impacto em sua formação artística.

Suas constantes incursões camerísticas incluíram duos com os pianistas Ciro Gonçalves Dias Júnior, Helena Marcondes Machado, Emma Luiza Souza Lima, Maria de Fátima Pimentel, Cinthia Gallo Zawadzki (Uruguai), William Jones (USA), Choko Sakai (Japão), além da soprano Kimiyo Kaneko e da Anklung-player Niiya Takae (Japão) e do trombonista brasileiro Elber Ramos Bonfim. Atualmente, João Antônio Parizoto Filho mantém a sua classe em São Paulo, onde reside, e foi professor de piano da Yamaha Music School desde a sua inauguração até o encerramento das atividades da escola no Brasil, sendo certificado “Teacher Grade 5” pelo Yamaha Grade Examination System da Yamaha Music Foundation (Japan).


Centro de Música Brasileira

Regina Elena Mesquita, mezzosoprano
João Antonio Parizoto, piano

Alberto Nepomuceno
Prece

Arthur Napoleão
Romance, Opus 71 nº 1

Cláudio Santoro
Paulistana nº 1
Acalanto da Rosa
Amor em Lágrimas
Em Algum Lugar

Osvaldo Lacerda
Toada nº 6
Tudo o Mais São Penas
O Menino Doente

Souza Lima
Valsa Amorosa

Camargo Guarnieri
Ponteio nº 24

Alexandre Levy
Tango Brasileiro

Emília de Benedictis
Nuvens

Heitor Villa-Lobos
New York Skyline Melody
⁠Ibéricarabe

Carlos Gomes
Conselhos

Edmundo Villani-Côrtes
Papagaio Azul

Hekel Tavares
Guacyra

Nilcéia Baroncelli
Minha Imagem “Belle-Époque”


Quando: 18 de outubro, sexta-feira, às 19h
Onde: Associação Paulista de Medicina (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 278, 9º andar, Bela Vista, São Paulo) / É necessário fazer o cadastro na portaria antes da entrada
Ingressos: entrada franca (160 lugares, 2 lugares para obesos, com área para cadeira de rodas)
Duração: 1h
Classificação: livre


Foto: Leandro Armbrust.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *