Ritmos latinos e música de concerto na Casa da OSPA

Sonoridades brasileiras e caribenhas tomam conta do Complexo Cultural Casa da OSPA no concerto Latinidades, que será apresentado na próxima sexta-feira, 04 de abril, pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS). A partir das 20h, o grupo percorre um repertório no qual a música de concerto se encontra com boleros, cumbias, frevos, samba-canção e outros ritmos. O compositor Arthur Barbosa será o regente da Orquestra, que interpreta duas das suas composições, incluindo uma estreia mundial e uma peça com a participação do violinista Alejandro Drago. Os ingressos já estão disponíveis pelo Sympla. Está prevista a transmissão ao vivo da apresentação pelo canal da OSPA no YouTube.

Um dos compositores mais importantes do Rio Grande do Sul, Arthur Barbosa é também violinista da OSPA e regente da OSPA Jovem. Nascido em Fortaleza, no Ceará, ele completa 30 anos em Porto Alegre e 40 anos de carreira em 2025. Sua trajetória será homenageada no concerto Latinidades, no qual vai reger duas composições próprias. A Suíte Caribe, uma estreia mundial, deriva de uma pesquisa que abrangeu mais de 100 ritmos da América Latina e deu origem a diferentes suítes. “A peça é composta por três movimentos, todos baseados em ritmos da região do Caribe, como cumbia, bolero e salsa. Cada movimento representa um desses ritmos, e a orquestração busca retratá-los da forma mais pura e límpida possível, sem a intenção de ser original, mas sim de preservar ao máximo sua essência”, detalha Barbosa.

A outra obra de Barbosa no repertório, Concerto para Violino e Orquestra, nasceu de conversas com o violinista argentino Alejandro Drago, que a estreou em 2007 nos Estados Unidos. Baseada em elementos musicais brasileiros, a obra aproxima o violino da rabeca, instrumento precursor do violino que é muito usado no forró e no xote, e explora gêneros como o samba-canção e o frevo. Convidado para atuar como solista junto à OSPA, o músico descreve a obra: “É uma honra apresentar este concerto, que vejo como um hino à beleza e à diversidade do Brasil, sua geografia, seu povo e sua cultura”.

A noite também inclui obras de dois grandes nomes da música latino-americana: o mexicano Arturo Márquez e o cubano Dámaso Pérez Prado (1916-1989). Do primeiro, a Orquestra interpreta Danzón nº2 – obra-prima inspirada em um estilo de dança que tem suas origens em Cuba, mas é parte essencial do folclore mexicano de Veracruz. Foi composta em 1994 após uma visita do compositor a um salão de baile da região mexicana.

O concerto é finalizado com Pot-pourri de Mambos, de Pérez Prado, considerado um dos pais do ritmo e responsável pela sua popularização ao redor do mundo. Na seleção de peças que a OSPA vai executar, arranjada por Eugenio Toussaint, estão quatro dos mambos mais conhecidos do compositor. Segundo Arthur Barbosa, a obra “transmite um clima nostálgico, remetendo às grandes orquestras de rádio e às trilhas sonoras do cinema que marcaram a América Latina em décadas passadas”.

O violoncelista da OSPA Murilo Alves convida o público a se aprofundar mais no repertório uma hora antes da apresentação, no projeto Notas de Concerto. A palestra, que traz comentários e curiosidades sobre cada obra, será na sexta-feira (04/04), às 19h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA – a entrada é mediante o ingresso do concerto. Assim como o concerto, a palestra tem transmissão ao vivo pelo canal da OSPA do YouTube.

Alejandro Drago

Alejandro Drago é um violinista argentino aclamado internacionalmente. Sua musicalidade transcende gêneros, combinando virtuosismo clássico com a essência do tango. Formado no Conservatório Estatal de Moscou e na University of Southern Mississippi, Drago atua como solista, regente, compositor e educador. Apresentou-se em prestigiadas salas como o Teatro Colón e o Kennedy Center. Atualmente, é diretor artístico da Greater Grand Forks Symphony Orchestra e professor na University of North Dakota. Seu repertório inclui obras clássicas e composições próprias, com destaque para as Seis Sonatas e Partitas Buenos Aires para violino solo. Seus arranjos de Piazzolla são especialmente aclamados pela crítica.

Arthur Barbosa

Arthur Barbosa, violinista, compositor e regente, integra a OSPA desde 1998, assumindo em 2014 a regência da OSPA Jovem e, a partir de 2025, o cargo de regente assistente. Natural de Fortaleza, no Ceará, já residiu na Argentina, Chile, João Pessoa e Campinas, acumulando vasta experiência em música latino-americana. Sua obra, com mais de 200 composições, já foi executada em mais de 25 países, incluindo oito estreias internacionais. Entre reconhecimentos e premiações, ganhou o Prêmio Açorianos de Música, Trilha Sonora para Teatro Infantil e Dança, e em 2023 foi o compositor homenageado pelo 25° Encontro de Violoncelos do RS. No mesmo ano, recebeu o convite para tornar-se Embaixador do concurso de composição International Eduardas Balsys Young Composers Competition, com sede na Lituânia. Em 2025, completa 30 anos em Porto Alegre e 40 anos de carreira.


Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Arthur Barbosa, regência
Alejandro Drago, violino 

Arturo Márquez
Danzón n° 2

Arthur Barbosa
Concerto para Violino e Orquestra

INTERVALO

Arthur Barbosa
Suíte Caribe (Estreia Mundial)
– Salsa
– Bolero
 – Cumbia
 

Dámaso Perez Prado
Pot-pourri de Mambos (orquestração: Eugenio Toussant)
-Que Rico el Mambo
-Ruletero
-Mambo n° 5
-Mambo n° 8


Quando: 04 de abril, sexta-feira, às 20h
Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Murilo Alves
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
Ingressos: de R$ 10 a R$ 50
Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento) > clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idosos, doadores de sangue, pessoas com deficiência e acompanhante, estudantes, jovens até 15 anos e ID Jovem
Bilheteria: sympla.com.br/casadaospa ou no Complexo Cultural Casa da OSPA no dia do concerto, das 15h às 20h
Estacionamento: gratuito, no local
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos
Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da OSPA no YouTube

Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.


Texto enviado pela OSPA

Foto: Fabio Kremer (na foto, Arthur Barbosa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *