A tradição e a arte russa chegam ao Rio de Janeiro em junho com o projeto internacional Russian Seasons. Pela primeira vez no Brasil, estrelas renomadas da música clássica e do balé, aclamadas na Rússia e no mundo, se apresentarão nos palcos cariocas.
A programação inclui uma série de atividades de intercâmbio cultural. Entre os eventos, destacam-se apresentações de canto lírico e concertos sinfônicos, apresentações musicais folclóricas, master classes de balé, exposições de artes e ofícios, e palestras sobre a cultura e o idioma russos. Voltadas para diferentes públicos, as atrações terão preços bem acessíveis, ou entrada gratuita para exposições e palestras.
As apresentações acontecerão em locais icônicos da cidade, como o Theatro Municipal, o Teatro Riachuelo e a Casa de Cultura Laura Alvim (Casa do G20). Nesta última, os visitantes poderão conferir uma exposição única de artes e ofícios russos, além de palestras sobre a cultura e o idioma russo, ministrada pelo diretor artístico e maestro-chefe do State Academic Russian Folk Ensemble, Dmitry Dmitrienko.
Entre os dias 16 e 19 de junho, também na Casa G20, o público poderá ter acesso a uma exposição de gravuras históricas e fotografias do renomado Museu Histórico do Estado Convento do Monastério Novodevich, em comemoração aos 500 anos de sua fundação, um dos marcos arquitetônicos e culturais mais importantes da Rússia.
Abertura de Russian Seasons
A cerimônia de abertura do projeto Russian Seasons acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no dia 17 de junho, com a presença da Ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova, e de autoridades brasileiras.
Além da exposição de requintados figurinos, que trajaram personagens de óperas passadas, exibidos no foyer do Teatro – e intitulada Art Masquerade -, o destaque da noite será uma apresentação de um dos mais importantes cantores líricos do planeta, o baixo Ildar Abdrazakov, que estará acompanhado pela mezzosoprano Zinaida Tsarenko, pelo pianista Sergey Davydchenko e pelo violinista Daniil Kogan, artistas premiados no Concurso Internacional Tchaikovsky.
O quarteto estará sob a regência do maestro Denis Vlasenko, e contarão com a participação especial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Toda a arrecadação da noite será destinada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Ildar Abdrazakov
Desde a sua estreia no Teatro alla Scala, em 2001, aos 25 anos, Ildar Abdrazakov se tornou um dos pilares de atração das principais casas de ópera do mundo, incluindo a Metropolitan Opera (Nova York), a Wiener Staatsoper (Viena) e a Bayerische Staatsoper (Munique).
Sua voz poderosa, porém refinada, juntamente com a sua presença marcante no palco, levou críticos a saudá-lo como um baixo excepcional. Também é um artista de concertos ativo: apresentou-se no BBC Proms, de Londres, e no Carnegie Hall, de Nova York, e também acompanhado por orquestras internacionais importantes, incluindo a Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena.
Programação retorna em 26 de junho
Após a abertura oficial, a programação segue, e no dia 18 de junho o Teatro Riachuelo abrigará outros dois concertos. Às 14h, a mezzosoprano Zinaida Tsarenko, o pianista Sergey Davydchenko e o violinista Daniil Kogan voltam a estar juntos em uma nova apresentação. Às 20h, a noite carioca se transforma em um pedaço da Rússia, com a apresentação de Rússia pelo Conjunto Acadêmico Estatal de Folclore Russo, em homenagem a Lyudmila Zykina, uma das mais queridas cantoras russas, a partir da voz da solista Nina Shatskaya.
Depois de uma breve passagem por São Paulo, a comitiva volta ao Rio e reabre a temporada carioca em 26 de junho, com a apresentação do bailarino Nikolai Tsiskaridze, do Balé Bolshoi, de Moscou. O artista ministrará master classes para o Ballet do Theatro Municipal, junto com professores da Academia Vaganova de Ballet, de São Petersburgo, reconhecida como a melhor instituição de treinamento de balé clássico do mundo.
Russian Seasons é um projeto cultural internacional promovido pelo Ministério da Cultura da Rússia, com produção executiva da Pronto, e que visa mostrar a diversidade da cultura russa para o público global. Por meio de performances, exposições e programas educacionais, Russian Seasons promove o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre as nações.
PROGRAMA (17/06)
Mikhail Glinka
Ruslan e Lyudmila – Abertura
Piotr I. Tchaikovsky
Eugene Onegin – Ária do Príncipe Gremin
Scherzo (Daniil Kogan)
Nikolai Rimsky-Korsakov
A Donzela da Neve – 3ª Canção de Lelya
Piotr I. Tchaikovsky
Concerto para Violino – 3º movimento
Nikolai Rimsky-Korsakov
A Noiva do Tzar – Ária de Lyubasha
Sergei Rachmaninov
Concerto para Piano nº 2 – 3° movimento
Charles Gounod
Fausto – Canção de Mefistófeles
Camille Saint-Saëns
Sansão e Dalila – Ária “Mon Coeur s’ouvre a ta voix”
Isaac Albeniz
Córdoba (Sergey Davydchenko)
Canções
Olhos pretos (Ildar Abdrazakov)
Noites de Moscou (todos)
SERVIÇO
Russian Seasons
Quando: de 16 a 19 de junho e 26 de junho
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Riachuelo e Casa de Cultura Laura Alvim (Casa do G20)
Ingressos (clique nos links): dia 16, na Casa de Cultura Laura Alvim / dia 17, na Casa de Cultura Laura Alvim / dia 17, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro / dia 18, na Casa de Cultura Laura Alvim / dia 18, às 14h, no Teatro Riachuelo / dia 18, às 20h, no Teatro Riachuelo / dia 19, na Casa de Cultura Laura Alvim
Mais informações: @russianseasonsbrazil
Arte: divulgação.
Vergonha para vocês por convidar o baixo Ildar Abdrazakov apoiado por Putin, que apoia a guerra da Rússia contra a Ucrânia e foi demitido de todos os teatros americanos e europeus por isso.
Shame on you for inviting the Putin-backed bass Ildar Abdrazakov, who supports Russia’s war against Ukraine and has been fired from all American and European theaters for this.
👉 https://operawire.com/ildar-abdrazakov-receives-russian-state-prize/