Russian State Ballet no Teatro Gazeta, em São Paulo

ATUALIZAÇÃO: o espetáculo, previsto inicialmente para ser apresentado nos dias 09 e 10 de agosto, foi adiado para 18 e 19 de setembro, segundo os organizadores por motivo de força maior. Os ingressos já adquiridos valem para as novas datas, mas quem não puder comparecer poderá solicitar ressarcimento.

Nos dias 18 e 19 de setembro, segunda e terça-feira, sempre às 20h, serão apresentados trechos do balé O Lago dos Cisnes no Teatro Gazeta. O espetáculo mostra os melhores momentos do balé musicado por Piotr I. Tchaikovsky, além de trechos populares de óperas, com duas sopranos, Diana Shnurr e Liia Krasilovskala, e um tenor, Edward Schnurr. A produção é do Russian State Ballet.

O espetáculo mostra partes da história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. Vivendo ao redor de um lago formado pelas lágrimas de sua mãe, Odette permanece em condição animal durante o dia, revelando a sua natureza humana somente por algumas horas da noite. É um balé dramático, que conta com 10 solistas dos teatros Stanislavski, Mariinsky, Bolshoi e Mikhailovsky Theatre.

O Lago dos Cisnes (resumo)

No castelo, realiza-se com toda a realeza o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha oferece ao filho como presente um baile e pede que escolha uma esposa entre as convidadas. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa ali perto. Enfeitiçado pela beleza dos cisnes, o príncipe decide caçá-los.

O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas companheiras em cisnes, e só à noite lhes permite recuperar a aparência humana. A princesa só poderá ser libertada por um homem que a ame. Siegfried, louco de paixão pela princesa, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.

Na corte da Rainha, aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer na filha do cavalheiro a sua amada Odette, mas, na realidade, os dois são o mago Rothbart e sua filha, Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como a sua bela e futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.

Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa, que é destroçada pela decisão do príncipe, aceitando a sua má sorte. Nesse momento, surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Ela o perdoa e os dois renovam os votos de amor um pelo outro. Nesse momento, aparece o mago Rothbart e tenta matar Odette. O príncipe corta as asas de Rothbart, fazendo com que ele perca os seus poderes, e tendo renovado seus votos de amor, se casa com Odette.

–**–

SERVIÇO

O Lago dos Cisnes (melhores momentos) e trechos de ópera

Ópera Russa de Moscou
Diana Shnurr, soprano
Liia Krasilovskala, soprano
Edward Schnurr, tenor

Quando: 18 e 19 de setembro, segunda e terça-feira, às 20h
Onde: Teatro Gazeta (Av Paulista, 900) / capacidade: 700 pessoas
Classificação: Livre
Duração: 2h
Ingressos: R$ 200,00 e 1 kg de alimento (ou meia-entrada R$ 200,00) / ingressos à venda no seguinte link: https://bileto.sympla.com.br/event/85335?utm_source=site-symplabileto-production&utm_medium=webapp_share&utm_campaign=webapp_share_event_85335

–**–

Foto: divulgação.