Sala Cecília Meireles e TMSP apresentarão uma “Gala Rossini”

Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, e o Theatro Municipal de São Paulo recebem neste mês de junho o recital Gala Rossini, por meio de uma parceria com a Cia Ópera São Paulo/Amigos da Ópera de Jacareí, com o Consulado Geral da Itália em São Paulo, com o Istituto Italiano di Cultura di São Paulo e com o Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro.

As apresentações na Sala e no TMSP, respectivamente nos dias 14 e 16 de junho, contarão com as participações da soprano Martina Russomano, da mezzosoprano Chiara Tirotta, do tenor Pietro Adaini e do baixo-barítono Giuseppe Toia. Os quatro cantores italianos, formados na Academia Rossiniana Alberto Zedda (nome do prestigioso Seminário de Estudo sobre Interpretação Rossiniana, do Rossini Opera Festival), serão acompanhados pelo pianista Daniel Gonçalves. A direção artística é de Ernesto Palacio, enquanto a direção de produção é Paulo Abrão Esper.

Martina Russomano, soprano

Gala Rossini é uma homenagem à cidade de Pesaro (pronuncia-se com a tônica na sílaba “Pe”), escolhida como a Capital Italiana da Cultura em 2024, um título que celebra e promove a riqueza cultural e histórica das cidades italianas. Pesaro, localizada na região de Le Marche, é conhecida pela sua herança musical e como a terra natal do célebre compositor Gioachino Rossini. Este reconhecimento destaca a cidade não apenas como um centro de produção cultural, mas também como um importante destino turístico.

A escolha de Pesaro como cidade destacada neste ano é um tributo à sua contribuição para a música clássica, em especial pela sua associação com Rossini, cujo legado é celebrado mundialmente. A cidade abriga o famoso Rossini Opera Festival, atraindo aficionados da música clássica de todo o mundo. Em 2024, Pesaro espera receber ainda mais visitantes, oferecendo um calendário repleto de atividades culturais que refletem a diversidade e a profundidade de seu patrimônio artístico.


Martina Russomano, soprano
Chiara Tirotta, mezzosoprano
Pietro Adaini, tenor
Giuseppe Toia, baixo-barítono
Daniel Gonçalves, piano

Gioachino Rossini (1792-1868)

Guillaume Tell
Sombre foret, ária

La Cenerentola
Tutto è deserto, dueto
Sia qualunque delle figlie, ária
Principe più non sei, ária
Nacqui all`affanno, ária

Tancredi
No che il morir non è, ária
Di tanti palpiti, ária

Semiramide
Bel raggio lusingher, ária

Il Barbiere di Siviglia
Cessa di piu resistere, ária
Largo al factotum, ária
Una voce poco fa, ária
A un dottor della mia sorte, ária
Ah qual colpo, terceto


Rio de Janeiro

Quando: 14 de junho, sexta-feira, às 19h
Onde: Sala Cecília Meireles
Ingressos: R$ 40,00 / à venda na bilheteria da Sala e por meio do link: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/2b9b3a38eedad9cbe3615234f3a44499b0b8564f
Transmissão: TV Alerj, através do YouTube da Sala Cecília Meireles

São Paulo

Quando: 16 de junho, domingo, às 18h
Onde: Theatro Municipal de São Paulo
Ingressos: gratuitos (retirada no site do TMSP já disponível) / também haverá distribuição presencial e limitada de cota reduzida de ingressos, no dia 16/06, 2h antes do início do espetáculo, na bilheteria da casa / ATENÇÃO! Ingressos não validados até 15 minutos antes do início da apresentação serão disponibilizados para o público presente no local


Fotos: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *