Samuel Alves, 20 anos, aluno da EMESP Tom Jobim, foi o vencedor do concurso Prelúdio 2022, programa da TV Cultura que revela jovens talentos da música clássica. O saxofonista ganhou como prêmio uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, na Hungria. A grande final ocorreu no Teatro B32 no domingo, dia 04 de dezembro, e teve ainda como finalistas os bolsistas da Orquestra Jovem do Estado, Rafael Esparrell (clarinete) e Davi Costa (violino). O jovem vencedor executou o 3º movimento do Concerto para Saxofone e Orquestra, do compositor Alexander Glazunov.
Natural de Arujá (SP), Samuel Alves é aluno da EMESP Tom Jobim e estuda há seis anos sob a orientação do professor Milton Vito. O jovem é também bolsista da Banda Jovem do Estado.
O ano de 2022 foi promissor para Samuel, que foi também o grande vencedor do concurso Jovens Solistas 2022 da Orquestra Sinfônica Estado de São Paulo (OSESP). Além do reconhecimento como instrumentista, o prêmio possibilitou que o jovem se apresentasse como solista à frente da OSESP, na Sala São Paulo, no último dia 13 de novembro.
Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim, que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
Foto: Heloísa Bortz.