São Paulo Companhia de Dança no Theatro São Pedro

A parceria entre o Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, geridas, respectivamente, pela Santa Marcelina Cultura e pela Associação Pró-Dança – terá sequência em 2024 com as apresentações das coreografias The Eighth, de Stephen Shropshire, e Cartas do Brasil, de Juliano Nunes.

Os espetáculos acontecem no Theatro São Pedro e contam com a participação da Orquestra do Theatro São Pedro e da Banda Jovem do Estado, sob a regência e direção musical do maestro Ira Levin, nos dias 22, 23, 24 e 25 de agosto – de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 17h. Já o ensaio geral aberto e gratuito ocorre em 21 de agosto, às 19h. Os ingressos das apresentações custam de R$ 40 (meia-entrada) a R$ 120 e podem ser adquiridos em: https://feverup.com/m/162856

The Eighth (2024)

Com coreografia e iluminação de Stephen Shropshire, The Eighth é encenada ao som da Sinfonia nº 8, de Anton Bruckner (1824-1896). A obre oferece ao público uma nota de rodapé aos trabalhos já criados por Shropshire para a SPCD, como Rococó Variations (2020), Marmórea (2021) e Partita (2022), que revelam uma linha de pesquisa iniciada com a (re)investigação do autor sobre a técnica do balé clássico, a fim de descobrir novas maneiras de pensar e se envolver com o seu processo coreográfico. Os figurinos são assinados por Fábio Namatame.

Cartas do Brasil (2022)

Cartas do Brasil (foto: Marcelo Machado)

Cartas do Brasil é a primeira criação de Juliano Nunes para a São Paulo Companhia de Dança e para uma companhia brasileira. Na coreografia, cada bailarino escreve com o corpo um diálogo contínuo que traduz a urgência de estar vivo. Nunes concebeu a obra inspirado na Bachiana Brasileira nº 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e nas suas memórias de infância que lhe remetem ao universo dos pássaros e das florestas. “Essa obra é um pouco do Brasil que existe em mim. É o lugar onde o gesto de um afeta o gesto do outro e, embora tudo passe muito rápido, todos estão conectados como uma revoada de pássaros”, destaca o coreógrafo, também responsável pelos figurinos de Cartas do
Brasil
. Wagner Pinto está à frente da iluminação.

Música

No âmbito musical, o regente Ira Levin ressalta que o programa apresenta duas monumentais “Oitavas” de enormes desafios técnicos. “Teremos o final da maior sinfonia completa de Bruckner e a mais longa e orquestralmente mais rica da série de nove ‘Bachianas Brasileiras’ de Villa-Lobos. A de Bruckner deve ser sustentada por um grande período, em uma estrutura bastante extensa, e ser equilibrada de tal forma que a escrita maciça de metais não cubra completamente todo o resto que está acontecendo, o que frequentemente se dá até mesmo com as maiores orquestras. Isso para que o enorme final se torne o verdadeiro clímax e objetivo da obra. A de Villa-Lobos também tem importantes questões de equilíbrio, muitas passagens rítmicas extremamente complicadas e outras com texturas multicamadas, que devem ser esclarecidas para o entendimento da verdadeira riqueza da escrita”, explica o regente.

A diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, valoriza a parceria entre a SPCD e o Theatro São Pedro: “É sempre uma alegria voltar ao Theatro São Pedro e poder presenciar esse encontro potente entre a dança e a música clássica executada ao vivo. Uma experiência única para o público e para cada bailarino que sobe ao palco e para toda equipe da Companhia”, diz.


The Eighth / Cartas do Brasil

Orquestra do Theatro São Pedro
São Paulo Companhia de Dança
Inês Bogéa, direção artística
Banda Jovem do Estado
Ira Levin, regência

The Eighth (2024)

Stephen Shropshire, coreografia e iluminação
Fábio Namatame, figurinos
Anton Bruckner (1824-1896), música [Sinfonia nº 8 / IV. Finale]

Cartas do Brasil (2022)

Juliano Nunes, coreografia e figurinos
Wagner Pinto, iluminação
Heitor Villa-Lobos (1887-1959), música [Bachianas Brasileiras nº 8]


Ensaio geral aberto e gratuito: 21 de agosto, quarta-feira, 19h
Apresentações: 22, 23, 24 e 25 de agosto (de quinta a sábado, às 20h; domingo, às 17h)
Classificação etária: livre
Duração: 46 minutos
Ingressos: Plateia > R$ 120 e R$ 60 (meia-entrada) / 1º Balcão > R$ 100 e R$ 50 (meia-entrada) / 2º Balcão > R$ 80 / R$ 40 (meia-entrada) / ingressos à venda em https://feverup.com/m/162856


Foto principal: Charles Lima (na foto, a obra “The Eighth”).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *