Intitulada Música hoje, a temporada 2023 de Centro em Concerto quer absorver e reverberar as discussões recentes que têm permeado a música de concerto no Brasil. Os concertos procuram alternar grupos e artistas experientes com jovens em início de carreira, sempre incluindo ao menos uma obra de compositora e uma obra de autor contemporâneo.
Em julho, as igrejas dão lugar ao ambiente virtual para que se possa tratar de algumas das discussões que permearam a montagem da temporada: o que falta para que a equidade de gênero chegue entre instrumentistas, compositores, dirigentes e no repertório de nossas salas? Como fazer uma real e proativa inclusão dos artistas negros no ecossistema musical? Por que o repertório contemporâneo segue a reboque dos cânones ou se fecha em nichos? Como estimular um ainda pouco explorado circuito de música de câmara entre nós? Tais questões serão discutidas em quatro mesas temáticas, mediadas pela curadora desta edição, Camila Fresca, e contando com convidados e artistas que participam da temporada.
“O projeto ‘Centro em concerto: música hoje’ propõe uma abordagem ambivalente quanto ao concerto. Se por um lado realiza as apresentações em lugares centenários, que remetem ao passado, por outro, propõe uma perspectiva inovadora ao trazer obras atuais — incluída aí uma peça criada especificamente para o projeto, de autoria de Silvia Berg, professora, pesquisadora e compositora”, diz Camila Fresca.
–**–
Programação do ciclo de debates
Dia 04/07
As mulheres na música de concerto e popular
– com Fabiana Cozza e Luisa Aguilar
Nessa conversa, busca-se traçar paralelos e cruzar experiências de duas artistas da voz da música popular e da música de concerto, compreendendo alguns dos elementos que permeiam a atuação profissional das mulheres no mercado musical brasileiro nos dias de hoje.
Dia 11/07
O trabalho do compositor contemporâneo
– com Juliana Ripke e Silvia Berg
Como é o trabalho de uma compositora de música de concerto no Brasil hoje? Nessa conversa com Silvia Berg e Juliana Ripke, tenta-se compreender um pouco dos processos criativos, criação de obras encomendadas e comissões e questões de financiamento.
Dia 18/07
A presença negra na música de concerto
– com Edna D’Oliveira e Marcos Aragoni
Quando se fala na história da música brasileira, é inegável a importância e a centralidade das expressões afrodiaspóricas e do trabalho de artistas, grupos e movimentos negros para a constituição das diversas correntes, cenas, estilos e identidades que a compõem.
Dia 25/07
Música de câmara no Brasil de hoje
– com Claudia Toni, Joachim Emidio e Rodrigo Prado
Há espaço suficiente para a circulação de grupos independentes, não ligados a nenhuma instituição? Como aumentar e dar mais estímulo ao trabalho camerístico?
–**–
SERVIÇO
Ciclo de debates – Centro em Concerto: Música Hoje
Quando: De 04 a 25/07/2023, terças-feiras, sempre às 18h30
Onde: Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do SESC Carmo
Classificação: Livre
Tradução em Libras
–**–
Foto: divulgação.