Embora o seu nome não seja imediatamente reconhecido pelo público, a pianista Silvia Goes já o inscreveu no panteão da música instrumental brasileira. A musicista, que já se apresentou com nomes da projeção de Heraldo do Monte, Roberto Sion, Dori Caymmi, Toninho Horta, Arismar do Espirito Santo, entre outros, além de ter sua trajetória marcada pela parceria com o cantor e compositor Toquinho desde 1990, possui uma forma inconfundível de tocar, reconhecida por colegas e apaixonados por música.
Instrumentista e compositora, Silvia é considerada uma grande harmonista, com composições pouco usuais e complexas em sua personalidade. Toda essa genialidade poderá ser conferida no concerto que a pianista realiza neste dia 30 de março, quinta-feira, junto ao Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo na Praça das Artes. Nele, acompanhada de violinos, viola e violoncelo, Silvia irá apresentar músicas como a Suíte Chiquinha Gonzaga, homenagem à pianista pioneira que inseriu o piano na canção popular, O Sonho do Artesão e O Casamento dos Gnomos Piccolo e Marmotinha, representando também o viés da carreira da artista que desembocou em trilhas de cinema e infantis. O concerto dura 70 minutos e os ingressos custam R$ 32.
Uma das inúmeras iniciativas maravilhosas de Mário de Andrade, o Quarteto foi fundado em 1935. Inicialmente chamado de Quarteto Haydn, ele buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. Em 1944 o grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal e, em 1981, recebeu o seu nome atual. O Quarteto é formado hoje pelos violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, pelo violista Marcelo Jaffé e pelo violoncelista Rafael Cesario.
SERVIÇO
Quarteto da Cidade apresenta A Arte de Silvia Goes
Praça das Artes – Sala do Conservatório
Avenida São João, 281
30 de março, 20h
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
– Betina Stegmann e Nelson Rios, violino
– Marcelo Jaffé, viola
– Rafael Cesario, violoncelo
Silvia Goes, piano
Programa
Silvia Goes
Suíte Chiquinha Gonzaga (16’)
Conflito de Gerações (10’)
O Casamento dos Gnomos Piccolo e Marmotinha (15’)
O Sonho do Artesão (12’)
Duração: 70 minutos
Capacidade: 200 lugares
Classificação: livre para todos os públicos
Ingressos: R$ 32,00 (inteira)
Foto: Sonia Uemura.