Theatro Municipal de São Paulo passará por restauro e modernização

Em 2025, quando completa 114 anos, o Theatro Municipal de São Paulo passará por melhorias viabilizadas por uma parceria com a Shell e a Elevadores Atlas Schindler. A partir da modernização, o espaço terá um novo projeto de acessibilidade com enfoque em pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto inclui a modernização dos seis elevadores do Theatro Municipal, garantindo acessibilidade total, seguindo as normas vigentes e facilitando o fluxo de equipes técnicas e do público. A iniciativa permitirá o acesso físico a todos os pisos, incluindo o térreo, atualmente com entrada alternativa para o Bar dos Arcos. Com isso, o projeto de acessibilidade integral será concluído, visando a obtenção do Selo de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo.

Já o projeto de restauro, ajudará na preservação do patrimônio histórico, e terá enfoque na restauração parcial do telhado, que incluirá a substituição de telhas de cobre, calhas e demais elementos, eliminando vazamentos e infiltrações, garantindo a segurança da cobertura. O trabalho contará com os esforços de cinquenta profissionais, de diversos campos da arquitetura, engenharia e construção civil, orquestrados através da equipe de Patrimônio e Arquitetura, que tem Eduardo Spinazzola como Gerente de Infraestrutura e Patrimônio.

“A questão da acessibilidade vai além da adaptação física do edifício, ela trata do direito universal das pessoas transitarem livremente, garantindo inclusão social, diversidade e difusão democrática da cultura. Ao mesmo tempo, o edifício histórico, adaptado fisicamente às novas demandas e urgências contemporâneas, se mantém ativo como patrimônio material e também na imaterialidade da sua atividade fim, garantindo o acolhimento das pessoas em suas atividades de lazer e trabalho, e renovado como ponto de encontro e como marco para a ocupação cultural da cidade de São Paulo”, explica Spinazzola.

“Estamos muito felizes em iniciar essa parceria com o Theatro Municipal de São Paulo, um patrimônio vivo, pulsante da nossa cultura e um dos equipamentos de arte mais relevantes de São Paulo e do país. Fomentar a viabilização de um projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida é motivo de grande orgulho para nós. A parceria é um reflexo da nossa agenda de patrocínios culturais que reitera o compromisso da Shell com a geração de valor compartilhado com a sociedade” – comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação da Shell Brasil.

As obras de restauro e adaptação do Theatro Municipal de São Paulo contam com o patrocínio Máster-Diamante da Shell e patrocínio Ouro da Elevadores Atlas Schindler, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Sustenidos, Fundação Theatro Municipal, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Patrimônio e reformas históricas no Theatro Municipal

Marco cultural da efervescência da cidade de São Paulo, o Theatro Municipal é uma construção influenciada por teatros de ópera da Europa, erguida como símbolo aspiracional da alta sociedade paulistana, mas que com o passar dos anos virou símbolo da ocupação cultural no centro da cidade. O projeto assinado pelo escritório Ramos de Azevedo – em colaboração com os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi – teve início em 1903 e foi entregue à cidade oito anos mais tarde.

Em sua história, o prédio passou por duas grandes reformas: a primeira entre 1951 e 1955, e a segunda entre 1986 e 1991, além de outra entre 2009 e 2011.


Foto: Larissa Paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *