Theatro Municipal do RJ apresenta “Carmen” em forma de concerto

O mês de junho traz ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro uma das óperas mais populares do mundo: Carmen, de Georges Bizet, ópera em forma de concerto da Série Vozes 2022, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de junho, às 19h, sob a regência de Priscila Bomfim, com a participação do Coro e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal e de solistas, e também da bailarina de flamenco Chris Aguiar. A coreografia é de Marcelo Misailidis. Além da tradução do texto projetada, o espetáculo contará com a narração da bailarina Ana Botafogo pontuando os principais acontecimentos do trama.

Carmen estreou na Opéra Comique de Paris, em 1875, e provocou um grande escândalo na época. O público se dividiu, e a crítica a massacrou. O motivo foi a escolha do tema e, principalmente, o caráter transgressor da protagonista. A consagração definitiva se deu naquele mesmo ano quando a ópera foi apresentada em Viena. Em pouco tempo, a ópera conquistou o mundo.

No Municipal do Rio, estreou em 1913 e foi uma das óperas que mais vezes subiu ao palco da casa, contando com quase 100 récitas desde então. Uma das maiores e mais frequentes intérpretes de Carmen no Municipal foi Gabriella Besanzoni. Famosa também foi a montagem protagonizada por Mario Del Monaco e Giulietta Simionato nos anos 50.

Masterclass com Luciana Bueno

A programação artística do Theatro Municipal oferece ao público, em 2022, uma série de masterclasses de graça, tanto para os estudantes e cantores que serão selecionados, quanto para o público que poderá assistir presencialmente às aulas, na Sala Mário Tavares, durante a temporada. No dia 29 de abril foi a vez do barítono Inácio de Nonno. Em 11 de maio, a aula foi com o tenor polonês Piotr Beczalaacompanhado do pianista e maestro Edvan Moraes. O mês de junho traz Luciana Bueno, mezzosoprano que interpretará a personagem-título em Carmen.

Para participar é preciso ter entre 18 e 35 anos. Uma banca examinadora irá selecionar três nomes por vez. Os apreciadores do canto lírico terão a chance de acompanhar a aula na plateia, de forma presencial. Tanto a aula quanto a entrada serão gratuitas.

As inscrições já estão abertas através do e-mail master.tmrj@gmail.com e vão até o dia 04 de junho. Quem quiser ver de perto poderá chegar meia hora antes do início da aula, e a entrada será sujeita à lotação.

Carmen (1875), em forma de concerto
Música: Georges Bizet (1838-1875)
Libreto: Henri Meilhac (1830-1897) e Ludovic Halévy (1834-1908)

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Data: 10 e 11 de junho de 2022
Horário: 19h

Ingressos: de R$ 15,00 a R$ 60,00 (bilheteria e plataforma Imply).

Direção musical: Priscila Bomfim
Narração: Ana Botafogo

Elenco:
Carmen: Luciana Bueno
Micaela: Flávia Fernandes
Frasquita: Michele Menezes
Mercedes: Fernanda Schleder
D. José: Hélenes Lopes
Escamillo: Vinicius Atique
Remendado: Guilherme Moreira
Dancaire: Ciro D’Araújo
Zuniga: Patrick Oliveira

Dança flamenca:
Academia CHS Dancing
Dançarina: Chris Aguiar
Coreógrafo: Marcelo Misailidis
Ensaiador: Zuryck d’Tassio

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

Masterclass, com Luciana Bueno

Data: 07 de junho – terça-feira
Horário: 15h às 16:30h
Inscrições (para estudantes e cantores): até 04 de junho através do e-mail master.tmrj@gmail.com
Local: Sala Mário Tavares – anexo ao TMRJ
Endereço: Av. Alm. Barroso, 14/16 – Centro – Anexo do Theatro
Entrada franca para ouvintes

Na foto do post (de Gabriel Lehto), a mezzosoprano Luciana Bueno.