O Theatro São Pedro, instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, apresenta no mês de junho a estreia mundial da ópera O Machete, do compositor brasileiro André Mehmari (1977-).
Inspirada em um conto homônimo de Machado de Assis (1839-1908), publicado originalmente em 1878, a história retrata Inácio Ramos, um tocador amador de violoncelo que só compõe e toca em momentos específicos de sua vida, como a morte da sua mãe e ocasiões especiais com sua esposa e filho. Até que, em certo momento, ele conhece Barbosa, um estudante de direito que toca o machete (instrumento de origem portuguesa, maior que o cavaquinho e menor que a viola).
“O conto do Machado de Assis é muito musical. Ele era um gênio em traduzir na literatura o momento artístico e social do Brasil naquele momento, naquela virada de século, do 19 para o 20, no Rio de Janeiro. E é claro que estava atento ao que acontecia também na música. Machado de Assis traça uma narrativa em torno do Inácio, um violoncelista que tem sua vida marcada pela passagem de um tocador de machete. Esse cruzamento de informações musicais, do sublime e lírico europeu do violoncelo ao popular e pujante do machete, se reflete na música de compositores como Ernesto Nazareh, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, entre outros tantos criadores”, explica o compositor André Mehmari. E completa: “o conto é musicável na sua própria natureza. Todos os personagens, para mim, exalam música o tempo todo. Então, foi um processo de composição muito natural e fluido, porque o texto me nutriu de muitas ideias a serem traduzidas em música”.
Com récitas nos dias 22, 23, 24 e 25 de junho, o espetáculo tem direção musical e regência de Maíra Ferreira, que comanda a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, direção cênica de Julianna Santos, cenografia de Giorgia Massetani, iluminação de Kuka Batista, figurinos de Juliana Bertolini e visagismo de Tiça Camargo. A montagem traz ainda um elenco formado pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro, além de cantoras e cantores convidados, e a participação do violoncelista Rafael Cesário.
“Eu busco transmitir a complexidade da criação machadiana, que não é moralista, não procura favorecer um viés em detrimento de outro, não busca que se tire conclusões óbvias. Na verdade, Machado de Assis abre a pergunta que ele fez em 1878 com esse conto para os dias de hoje, para 2023. E são poucos gênios que têm essa capacidade de permanecerem tão atuais”, afirma André Mehmari.
A montagem de O Marchete é fruto de uma parceria entre a Santa Marcelina Cultura, o Projeto Ópera e o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Esses projetos fazem parte do Programa Arte de Toda Gente, uma iniciativa conjunta da Fundação Nacional de Artes – Funarte e da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio de sua Escola de Música.
Para democratizar o acesso e promover a formação de público, as récitas têm entrada gratuita.
–**–
O Machete
Ópera de André Mehmari (1977-)
Academia de Ópera do Theatro São Pedro
Orquestra Jovem do Theatro São Pedro
Maíra Ferreira, direção musical
Julianna Santos, direção cênica
André Mehmari, concepção musical, cravo e rabeca
Giorgia Massetani, cenografia
Kuka Batista, iluminação
Juliana Bertolini, figurino
Tiça Camargo, visagismo
Elenco:
Inácio: Willian Manoel (22 e 24/06) e Wagner Platero (23 e 25/06)
Carlota: Alessandra Carvalho (22 e 24/06) e Alessandra Wingter (23 e 25/06)
Barbosa: Robert Willian
Mãe: Marcela Bueno (22 e 24/06) e Maria Thereza (23 e 25/06)
Amigos: Isabelle Dumalakas, Débora Neves e David Medrado
Amaral/Pai: Ádamo*
Professor: Gustavo Lassen*
Preta: Juliana Taino*
Rafael Cesário, violoncelo
*solistas convidados
–**–
SERVIÇO
Quando: 22, 23, 24 e 25 de junho (de quinta a sábado, às 20h / domingo, às 17h)
Onde: Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171, São Paulo-SP)
Ingressos: entrada franca (https://feverup.com/pt/sao-paulo/theatro-sao-pedro)
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
–**–
Fotos: Heloísa Bortz.