Theatro São Pedro leva ópera ao interior de São Paulo

Para ampliar e democratizar o acesso à ópera no interior paulista, o Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, estreia em 2024 uma temporada de espetáculos itinerantes. A programação terá início em abril, com récitas de Cinderela, de Pauline Viardot (1821-1910), nos municípios de Botucatu (12/04), Votorantim (13/04) e Salto (14/04).

Com uma hora e quinze minutos de duração, a ópera é dividida em três atos e tem libreto da própria compositora francesa, que estreou a obra em Paris em 1904, inspirada no conto de fadas de Charles Perrault. Dedicada ao público infantil, Cinderela é realizada em português, com versão de André Dos Santos, orquestração de Juliana Ripke e um elenco de sete cantores. Priscila Bomfim assina a direção musical, e Julianna Santos é responsável pela concepção cênica.

“O mais interessante é essa mobilidade que os contos de fadas trazem, é um tipo de literatura que pode ser infinitamente atualizado, revisitado. Por isso, eles ainda são tão próximos da gente, tão vivos. A Cinderela tem seus desejos e vontades, e a gente talvez se identifique com os desejos mais íntimos da personagem”, destaca a diretora cênica Julianna Santos.

Com récitas gratuitas, os palcos das cidades do interior recebem a mesma montagem que estreou no Theatro São Pedro em 2023. Segundo o gestor artístico da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Appezzato, as escolhas da temporada de ópera itinerante passaram também por criar conexões entre o Theatro São Pedro, os músicos da Orquestra e cidades com polos do Guri, programa de formação musical para crianças e adolescentes no Estado de São Paulo, também gerido pela Santa Marcelina Cultura.

“Uma das propostas é ter esse ponto de intercâmbio entre a Orquestra do Theatro São Pedro e os programas de formação. Nesse sentido, vale destacar que alguns músicos da Orquestra foram alunos do Guri, inclusive. Então é importante realizar essa aproximação, promover conversas e atividades que sirvam de estímulo para que as alunas e os alunos do Guri sigam seus caminhos profissionais”, disse.


Temporada de Ópera Itinerante do Theatro São Pedro 

Cinderela
[Ópera em três atos, com música e libreto original de Pauline Viardot (1821-1910) / versão brasileira de André Dos Santos e orquestração de Juliana Ripke]

Priscila Bomfim, direção musical
Julianna Santos, direção cênica 
Giorgia Massetani, cenografia
Fábio Retti e Kuka Batista, iluminação
Fábio Namatame, figurinos
Tiça Camargo, visagismo 

Elenco:
Cinderela: Tati Reis, soprano
O Príncipe: Mar Oliveira, tenor
O Conde: Vinícius Cestari, tenor
Barão de Pictordu: Isaque Oliveira, barítono
Amelinde: Fernanda Nagashima, mezzosoprano
Maguelone: Luisa Aguillar, soprano
A Fada: Maria Sole Gallevi, soprano

Orquestra do Theatro São Pedro


Récitas:
Botucatu (SP) 12 de abril, às 19h, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci
Votorantim (SP) – 13 de abril, às 16h, no Auditório Municipal Francisco Beranger
Salto (SP) 14 de abril, às 16h, no Teatro Giuseppe Verdi

Duração aproximada: 1:15h
Classificação: livre
Entrada franca


Foto: Heloísa Bortz (na foto, Marly Montoni e Mar Oliveira na montagem de 2023, apresentada no próprio Theatro São Pedro-SP).