O Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela Santa Marcelina Cultura, estreia, no dia 20 de outubro, os três títulos criados pelos jovens selecionados para a primeira edição do Atelier de Composição Lírica, que tem como objetivo fomentar a composição de obras operísticas inéditas, partindo de um programa de formação, com professoras e professores que são referências no gênero.
Na primeira edição do Atelier foram selecionados, por meio de um edital, três compositores e três libretistas. Os seis participantes do programa passaram por uma formação que contemplou atividades teóricas e práticas com o objetivo de proporcionar uma perspectiva da ópera na contemporaneidade e prepará-los para discutirem e pensarem sobre o desenvolvimento da linguagem operística. Os compositores e libretistas do Atelier tiveram liberdade para escolher os temas e as histórias com as quais queriam trabalhar.
O corpo docente foi formado por Flo Menezes (composição), Alexandre Dal Farra e João Luiz Sampaio (dramaturgia e criação de libretos), além dos instrumentistas da Orquestra do Theatro São Pedro: Os participantes tiveram ainda workshops com com cantoras e cantores profissionais.
De 20 a 23 de outbro, o público terá a oportunidade de assistir, em um mesmo espetáculo, aos três títulos criados: O Presidento, Entre (CAcOs) e A Fome dos Cães. O compositor Gabriel Xavier e a libretista Lara Duarte assinam a primeira ópera a subir ao palco do Theatro Sâo Pedro: O Presidento. Lara Duarte conta que o desejo de experimentar a linguagem operística foi o que guiou a sua criação. “Eu quis experimentar essa estrutura, a ideia da palavra cantada, a possibilidade de ter diferentes personagens cantando ao mesmo tempo e de poder alternar árias com outros momentos nos quais o fluxo da narrativa é diferente”, afirma a libretista. Já o compositor Gabriel Xavier explica que criou uma passacaglia barroca que se fundamenta em uma sequência repetitiva.
A seguir é a vez de EnTre(CacOS), da compositora Marina Figueira e libreto de Isabela Rossi. A libretista buscou criar “algo que fosse um sintoma do nosso tempo a partir de figuras que beirassem o fantástico ou escapassem de uma referência imediata da realidade”. Nesse sentido, o libreto surgiu a partir de referências múltiplas, que vão do filósofo grego Diógenes, o Cínico, à fábula, incluindo um trabalho de campo.
A partir desse enredo, a compositora Marina Figueira estruturou musicalmente a ópera em dois atos intercalados. A obra transita entre o atonal e o tonal, passando por estéticas diferentes, que vão de uma sonoridade jazzística à serialista.
O título A Fome dos Cães, do compositor William Lentz e da libretista Carina Murias, foi escolhido para encerrar o espetáculo. A ideia para criação do libreto veio das notícias da volta do Brasil ao mapa da fome. Já a música de A Fome dos Cães caracteriza-se pela simultaneidade de eventos, cuja densidade varia entre as cenas. O compositor William Lentz explica que: “de forma geral, a partitura apresenta o caráter grave relacionado ao tema da ópera e, à medida em que a obra avança, diferentes estados de ânimo transformam a dinâmica do conjunto de acordo com a direcionalidade do movimento musical e dos eixos que definem a forma da obra”.
O espetáculo tem direção musical de Leonardo Labrada, que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro, direção cênica de Alexandre Dal Farra, cenografia de Fernando Passetti, figurino de Awa Guimarães, iluminação de Nicolas Caratori e maquiagem de Tiça Camargo. O elenco é formado pelos cantores Manuela Freua (soprano), Laiana Oliveira (soprano) e Marcelo Ferreira (barítono).
O Presidento
Gabriel Xavier (composição) / Lara Duarte (libreto)
EnTre(CAcOS)
Marina Figueira (composição) / Isabela Rossi (libreto)
A Fome dos Cães
Willian Lentz (composição) / Carina Murias (libreto)
Theatro São Pedro-SP
Quando: 20, 21 e 22 de outubro, às 20h / 23 de outubro, às 17h
Ingressos: R$ 10,00 (R$ 5,00 meia-entrada) – podem ser adquiridos exclusivamente pelo site: https://theatrosaopedro.byinti.com/
Direção musical: Leonardo Labrada
Direção cênica: Alexandre Dal Farra
Elenco:
Manuela Freua, soprano
Laiana Oliveira, soprano
Marcelo Ferreira, barítono
Edlene Sousa, atriz
Flow Kountouriotis, ator
Atelier de Composição Lírica
Orquestra do Theatro São Pedro
Classificação: 14 anos
Fotos: Heloísa Bortz.