TMRJ de portas abertas no seu aniversário de 115 anos

O aniversário é do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e quem ganha o presente é a população. Neste ano, a casa conta mais uma vez com o Patrocínio Oficial Petrobras (que aprimorou a temporada artística e trouxe melhorias ao equipamento cultural, beneficiando o público). Nos 115 anos que serão completados no dia 14 de julho, o TMRJ estará de portas abertas, a partir das 10h, com uma série de atividades, e às 17h, acontecerá a pré-estreia da produção de Il Trittico, de Giacomo Puccini. Há quase 30 anos, as três óperas não sobem ao palco principal: Il Tabarro, Suor Angelica e Gianni Schicchi. Toda a programação apresentada no dia do aniversário será gratuita, mas é preciso retirar as senhas presencialmente, com uma hora de antecedência, no dia da festa (exceto para Il Trittico, cuja distribuição on-line já se esgotou). Os ingressos são limitados à lotação.

“É uma honra abrir as portas do Theatro Municipal para comemorar os 115 anos desta casa que é referência cultural no Brasil e no mundo. São tantos motivos para comemorarmos que receber nossos visitantes com uma programação intensa e gratuita engrandece ainda mais a nossa festa. Esperamos vocês!” – ressalta a presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino.

“A tradicional maratona de apresentações artísticas durante o dia do aniversário do Theatro Municipal vem com força total, com convidados importantes e os artistas da casa. Desde a abertura, feita pelos Fuzileiros Navais, até a pré-estreia da nova produção de ‘Il Trittico’, de Puccini, teremos de hora em hora um programa muito especial. Neste ano, o dia 14 cai num domingo, portanto, esperamos que o Theatro Municipal fique lotado ao longo de todo o dia!” – afirma Eric Herrero, diretor artístico do TMRJ.


10h – Banda dos Fuzileiros Navais – Frente do Theatro Municipal

11h – Visita Guiada no prédio histórico (vagas para até 40 pessoas)

12h – EEDMO e BTM – Salão Assyrio (150 pessoas): apresentações dos alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e ainda dos cinco primeiros bailarinos do Ballet do TMRJ (Claudia Mota, Cícero Gomes, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão e Filipe Moreira) e dos solistas Carol Fernandes, Edifranc Alves e José Ailton, que vão apresentar Suíte Brasileira, coreografia neoclássica que mistura ritmos populares como a bossa nova, o baião, o forró e o samba

13:30h – EEDMO – Salão Assyrio (150 pessoas): apresentações dos alunos da Escola de Dança Maria Olenewa

14h – Camerata Jazz Brasil – Foyer: a Camerata Jazz Brasil, fundada em 2019 pelo contrabaixista Tony Botelho e que conta com 23 músicos, todos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tem um repertório autoral, com uma linguagem contemporânea, misturando música de concerto, jazz e ritmos brasileiros / Na apresentação, o grupo contará com a participação especial da regente Priscila Bomfim (lotação: 50 pessoas)

15h – Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux, França – Escadaria Externa: a Orquestra Sinfônica Jovem de Bordeaux é composta por cerca de 70 jovens músicos – com idades entre 12 e 25 anos, que tocam instrumentos de cordas, sopros, metais, percussão e piano -, e oferece um repertório sinfônico variado e original, oscilando entre as músicas clássica, tradicional, cinematográfica, contemporânea, o hip-hop e o rock

15:30h – Exposição fotográfica sobre a Itália nos teatros da América Latina, do Instituto Italiano de Cultura: ficará disponibilizada nos meses de julho e agosto nas paredes de dois setores do TMRJ (Balcão Superior e da Galeria)

16h – Palestra sobre Il Trittico – Salão Assyrio (100 pessoas): Tema > Puccini – 100 anos de falecimento / Palestrante > Eric Herrero (diretor artístico da Fundação Teatro Municipal)

17h – Pré-estreia de Il Trittico – Grande Sala: os ingressos do dia 14, disponibilizados na internet, já estão esgotados.


Fotos: Daniel A. Rodrigues.
Arte: Rodrigo Cordeiro e Gabriela Zava.