Com um repertório extenso e obras que abrangem todos os períodos da música ocidental, passando pelas mais tradicionais, compositores contemporâneos, até músicas de temas de filmes, videogame e musicais, o Música no Assyrio apresenta o grupo Metalizando Ensemble no domingo, dia 16 de abril, às 11h, com preços populares.
Formado pelos principais músicos atuantes nas grandes orquestras do Rio de Janeiro, (Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica da UFF), o grupo Metalizando tem como objetivo a produção de espetáculos com grupo de câmara formado por instrumentos de metais e percussão. Dentro do repertório, a proposta é executar obras escritas originalmente para formação e transcrições dessa coletânea já consagrada em outras formações orquestrais, transitando entre os clássicos de Mozart e Beethoven, passando por compositores mais modernos como Chiquinha Gonzaga, e estreando obras de compositores atuais como o carioca Gilson Santos. Como formação principal, a utilização do naipe de metais de orquestras sinfônicas (trompetes, trombones, trompas, tubas e eufônios), além de instrumentos de percussão e tímpanos.
O Metalizando Ensemble foi fundado pelos regentes Eliézer Rodrigues e Ricardo Santos, amigos de longa data que sempre tiveram vontade de mostrar a versatilidade dos seus instrumentos: os metais. Trata-se de um grupo que busca a qualidade musical e o impacto sonoro com muita irreverência e diversão, levando esta formação camerística para diferentes plateias.
Concerto Metaverso Musical
Para aqueles que pensam que os instrumentos de metais e percussão são instrumentos de “acompanhamento” para cordas ou madeiras em uma orquestra sinfônica, ou são aqueles instrumentos que servem apenas para a fanfarra da escola ou para bandas, ficarão surpresos com esse concerto! O repertório para grupos compostos apenas por instrumentos de metais e percussão é bem grande. Compositores de todas as nacionalidades já escreveram músicas para uma formação como essa, ou já realizaram adaptações de repertório sinfônico para tal. O concerto Metaverso Musical tem o objetivo de apresentar ao público esse vasto, fascinante e emocionante repertório, com o intuito de difundir a música clássica e instrumental de uma forma leve e engraçada, deixando a seriedade da música erudita de lado, usando brincadeiras e a participação da plateia diretamente nos concertos, transitando entre os gêneros musicais e períodos, trazendo uma verdadeira experiência de qualidade e variedade musical. No repertório, obras de Mozart, Chiquinha Gonzaga, Jessé Sadoc, Gilson Santos, Eric Ewazen, Strauss, Gabrielli, Shostakovich, Tom Jobim, entre outros.
SERVIÇO
Música no Assyrio – Metalizando Ensemble
Concerto Metaverso Musical
Quando: 16 de abril, domingo, às 11h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Centro
Entrada pelo Boulevard da Treze de Maio
Preços populares: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia–entrada) – na bilheteria do Theatro
Classificação: Livre
Duração: 70 minutos
Foto: divulgação.