O Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre as portas para mais uma masterclass gratuita, agora sob o comando do maestro chileno Victor Hugo Toro. Serão selecionados quatro cantores com idade entre 18 e 40 anos para a aula que acontecerá no dia 06 de setembro, quarta-feira, das 14h às 17h, na Sala Mário Tavares, no anexo do Theatro Municipal.
As inscrições estão abertas até 1º de setembro e devem ser realizadas por meio do e-mail master.tmrj@gmail.com. Para fazer parte da seleção é necessário enviar o nome completo, a data de nascimento, uma biografia resumida, as partituras (em PDF) das duas árias a serem apresentadas e dois links do YouTube com gravações, para que a comissão artística faça a seleção dos participantes. Os escolhidos deverão levar duas cópias impressas de cada ária. A masterclass será aberta ao público. Cantores e estudantes de canto, estudantes de regência e de acompanhamento ao piano também podem ingressar na aula como ouvintes.
Victor Hugo Toro
Nascido em Santiago do Chile, realizou estudos de regência orquestral e formou-se na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral – Prêmio OSESP -, organizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e tem sido convidado a reger as mais importantes orquestras de seu país. Além da OSESP, onde foi regente assistente e apresentou importantes peças do repertório universal junto a primeiras audições de repertório brasileiro, tem sido convidado a reger a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônicas de Campinas, Paraná, Porto alegre, Bahia, Espírito Santo, Amazonas Filarmônica, Orquestra do Teatro Massimo de Palermo, e da Arena de Verona (Itália), Orquestra Estável do Teatro Colón (Argentina), Sinfônicas do Sodre (Uruguai) e de Xalapa (México), além das Filarmónicas de Montevidéu, Mendoza, Buenos Aires, Oltenia (Romênia), da Universidade Nacional Autônoma do México e de Xiamen (China), entre muitas outras. Além de desenvolver importante trabalho com orquestras jovens de seu país, Victor Hugo Toro é também compositor, e suas obras têm sido interpretadas por diversos grupos sinfônicos e de câmara. Ele foi escolhido um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal El Mercúrio, e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho em prol da música, da sociedade paulistana e do acercamento cultural entre Chile e Brasil. Laureado pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” no grau de comendador, recebeu de parte da Câmara Municipal de Campinas a medalha “Carlos Gomes” e a medalha “Samuel Lisman” de Artes, conferida pela Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) pelos relevantes serviços prestados à cidade. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica do Sodre, no Uruguai, regente residente da Companhia Brasileira de Ópera e assessor da direção artística do Teatro Municipal de São Paulo. Foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas entre 2011 e 2021.
–**–
SERVIÇO
Masterclass com Victor Hugo Toro
Quando: 06 de setembro, quarta-feira, entre 14h e 17h
Onde: Sala Mário Tavares – Anexo do TMRJ (entrada pela Av. Almirante Barroso, 14/16, Centro, RJ)
Ingressos: entrada Franca
Inscrições: abertas até 1º de setembro, pelo e-mail master.tmrj@gmail.com
–**–
Foto principal: Paulo Fleury.