TMRJ promove “masterclass” sobre a trajetória dos “castrati”

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece na quinta-feira, dia 14 de novembro, a masterclass gratuita A Trajetória dos Castrati, com a gambista Kristina Augustin. A aula começará às 14h, na Sala Mário Tavares, anexo do Theatro Municipal. As inscrições estão abertas até o dia 13 de novembro pelo e-mail master.tmrj@gmail.com.

Os castrati

Os castrati (meninos castrados para fins musicais) foram o maior fenômeno vocal de todos os tempos. Exerceram um imensurável impacto na história da música vocal europeia e foram os responsáveis pela gênese do bel canto italiano. Desde o lançamento do filme Farinelli, em 1994, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na edição de 1995, a temática dos castrati tornou-se relevante e atual, estimulando a reflexão e as pesquisas sobre esse fenômeno musical que existiu por quase 500 anos. Não à toa, presenciamos o surgimento de uma geração de contratenores que vem encantando plateias com gravações, documentários e concertos, difundindo esse repertório.

Na palestra A trajetória dos Castrati, fruto das pesquisas realizadas no doutorado na Universidade de Aveiro, Kristina Augustin busca proporcionar um diálogo com o público abordando a história, mitos e tabus que foram criados sobre os castrati. Apresentando uma narrativa fundamentada em documentação histórica inédita, como livros de despesas dos governos e correspondências da época, a palestra enfoca o percurso histórico dos castrati nas cortes europeias, principalmente em Lisboa e no Rio de Janeiro. A palestra contará com exibições de trechos de vídeos que ajudam a compreender as especificidades técnicas, timbrísticas e de repertório desses cantores.

Kristina Augustin

Kristina Augustin (foto: Ana Clara Miranda)

Reconhecida pela sua ampla atuação como intérprete e divulgadora da viola da gamba no Brasil, Kristina Augustin tem o seu nome citado no dicionário Novo Aurélio (séc. XXI) nos verbetes “viola da gamba” e “gambista”. Recebeu a Moção Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga. Doutora em Música pela Universidade de Aveiro e Mestre pela Unicamp, Kristina Augustin é diplomada pelo Birmingham Conservatoire (Inglaterra) e possui curso de especialização na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça). No período em que viveu na Europa, apresentou-se com várias formações camerísticas tocando na Basileia, Freiburg, Londres, Birmingham, Lackok, Lisboa, Porto, e realizou uma turnê por seis cidades da Romênia com o conjunto Fiori Musicalli.

No Brasil, destacou-se no cenário musical nacional como solista nos concertos de Telemann, com o flautista David Castelo e com a Orquestra Sinfônica Nacional – UFF, sob a regência de Lígia Amadio (2003). Solou no Concerto Brandenburgo nº 6 (2010) e na Paixão Segundo São João, de J. S. Bach, ambos na Sala Cecília Meireles, sob a regência de Ricardo Rocha. Em 2016, a convite do maestro Marco Aurélio Lischtt, solou novamente na Paixão Segundo São João, desta vez com Os Canarinhos de Petrópolis. Entre os anos de 2009 e 2011 realizou vários concertos solo em São Paulo, João Pessoa, Florianópolis, Fortaleza, Araripe, Niterói e Rio de Janeiro.

Como música camerista foi integrante do Música Antiga da UFF durante vinte anos, participando de várias turnês pelo Brasil, sendo a que teve maior abrangência aquela realizada pelo SESC no projeto Sonora Brasil. Em 2007 fundou o conjunto Quadro Antiquo, com o qual realizou três turnês pelo Norte-Nordeste brasileiro (2007, 2009, 2010), em Minas Gerais (2008) e em concertos na Europa (Lisboa, Santarém, Aveiro, Porto e Praga – 2008) sob patrocínio do Música no Museu. Em 2015 apresentou-se com o trio Concerto a 3 no Palácio Foz (Lisboa), Cine Teatro Avenida (Castelo Branco) e na Biblioteca Joanina (Coimbra), através da aprovação do Edital Conexão Cultura Brasil – Intercâmbios, do MINC. É autora de três livros e tem vários artigos publicados. Sua discografia conta com nove álbuns.


Quando: 14 de novembro, quinta-feira, às 14h
Onde: Sala Mário Tavares – anexo ao TMRJ (Av. Almirante Barroso, 14/16, Centro, Rio de Janeiro)
Inscrições: os interessados deverão se inscrever pelo e-mail master.tmrj@gmail.com até o dia 13/11
Ingressos: entrada franca
Classificação: livre


Arte: Gabriela Zava.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *