TMSP apresenta “Tosca” em forma de concerto

O Theatro Municipal de São Paulo apresenta nos dias 11 (sexta-feira), às 20h, e 13 (domingo), às 17h, a ópera Tosca em forma de concerto. A apresentação contemplará a obra em três atos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, com participação da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico Municipal. A regência é de Roberto Minczuk. Os ingressos variam entre R$ 12 e R$ 64 (inteira), e a duração é de 140 minutos, incluindo 20 minutos de intervalo.

Tosca é uma obra baseada no drama La Tosca, do dramaturgo francês Victorien Sardou, que teve a sua estreia em 1900. É uma ópera que musicalmente foi estruturada de forma contínua, com árias, recitativos, coros e outros elementos entrelaçados. A voz é utilizada de forma dramática, e a orquestração é intensa e enérgica.

Um militante republicano em fuga, Angelotti, se esconde na igreja de Sant’Andrea della Valle, onde Mario Cavaradossi conclui uma pintura de Maria Madalena. Cavaradossi diz para esta ”beldade desconhecida” que pensa somente na sua amante, a cantora Tosca. A fuga é descoberta, e Scarpia, o chefe da polícia, procura o fugitivo na igreja, onde encontra Tosca. Na sua residência, no Palazzo Farnese, Scarpia convoca Tosca, enquanto prende e tortura Cavaradossi. Para acabar com a tortura do amante, Tosca revela o esconderijo de Angelotti, criando assim uma trama de intriga policial e política. 

No concerto, a soprano Carmen Giannattasio interpretará a parte de Tosca. Com inúmeras apresentações nas mais diversas casas de ópera, como The Metropolitan Opera House, em Nova York, e Teatro alla Scala, em Milão, a solista conta com gravações para CD e DVD de grande sucesso, entre elas, Ermione, vencedora do The Gramophone Award em 2011. Acompanhando Carmen estarão o barítono Leonardo Neiva (como Scarpia) e o tenor Atalla Ayan (como Cavaradossi). Completam o elenco: Andrey Mira (Cesare Angelotti e Carcereiro), Leonardo Pace (Sacristão e Sciarrone), Ricardo Gaio (Spoletta) e Isabella Luchi (Pastor).

Ainda em agosto

Outro destaque do mês fica por conta do Quarteto da Cidade de São Paulo. O grupo fará um mergulho adentrando a musicoteca de Mário de Andrade, fundador do Quarteto, no dia 24 agosto, às 20h, na Sala do Conservatório.

No domingo, dia 13 de agosto, às 11h, a Orquestra Experimental de Repertório , sob a regência de Paulo Galvão, apresenta obras de Mendelssohn. O concerto será na Sala de Espetáculos e explora as composições do alemão que é um dos expoentes do movimento romântico.

Nos dias 18 (sexta-feira, às 20h) e 19 (sábado, às 17h) de agosto, na Sala do Conservatório, será realizado o concerto Orquestra Sinfônica Municipal apresenta Mozartianas, com regência de Alessandro Sangiorgi. No programa, peças de Mozart, além da Abertura da ópera Guilherme Tell, de Rossini.

O mesmo concerto será apresentado no dia 17 de agosto (quinta-feira, às 16h), na Sala do Conservatório, em sua versão Concerto Didático apresenta Mozartianas. O Concerto Didático é uma oportunidade acessível para pessoas que desejam ter um primeiro contato com o universo de uma Orquestra, bem como um convite ao público frequentador para assistir à parte de um concerto. Os ingressos são gratuitos.

Por fim, o já tradicional Samba de Sexta retorna, no dia 25 de agosto, às 19h, com O Berço do Samba de São Mateus. O evento é gratuito, realizado no vão da Praça das Artes, e tem duração de 90 minutos.

–**–

Foto: divulgação.