No dia 06 de setembro, sexta-feira, às 20:30h, a renomada pianista ucraniana Valentina Lisitsa se apresentará na Sala São Paulo. Além de obras de Chopin, no programa terá o compositor russo Modest P. Mússorgsky. Na mesma data, acontecerá o lançamento do 3º Festival Chopin. A realização é da Sociedade Chopin do Brasil.
“Queen of Rachmaninof”, Valentina Lisitsa é a primeira artista de música clássica a converter o seu sucesso digital via YouTube, https://www.youtube.com/@ValentinaLisitsaQOR/featured, em potente carreira internacional. Valentina publicou o seu primeiro vídeo no YouTube em 2007, tocando o Estudo Op. 39, nº 6, de Rachmaninoff, com um crescente número de views, que se multiplicaram e chegam hoje a 300 milhões. Seu canal no YouTube tem mais de 700 mil assinantes e uma média diária de 75 mil visualizações de suas performances.
Valentina nasceu em Kiev, na Ucrânia, e iniciou os seus estudos de piano aos 3 anos de idade, dando o seu primeiro recital um ano mais tarde. Graduou-se pelo Conservatório de Kiev e em seguida se mudou para os Estados Unidos, onde realizou o seu primeiro recital profissional em Nova York, em 1995. Lançou nove álbuns para a Decca, com obras de Rachmaninoff, Chopin, Philipp Glass, Liszt e Scriabin. Em 2022 lançou três álbuns pela gravadora francesa Naïve. Criou o seu próprio selo, Queen of Rachmaninof, e lançou 24 Estudos de Chopin e a integral dos Noturnos em CD duplo. Atualmente divide o seu tempo entre Moscou e os Estados Unidos.
Sua técnica precisa e sensibilidade artística a levaram a se apresentar nas principais salas de concerto da Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia, como a Philharmonia de Berlim, o Thèâtre des Champs-Elysées em Paris, a Grande Sala do Conservatório de Moscou, o Wigmore Hall em Londres, e o Carnegie Hall em Nova York, além de festivais como BBC Proms, em Londres. Foi solista junto a orquestras prestigiosas como a London Symphony, Orchestre de Paris e a Staatskapelle Dresden. Seu maior sucesso de público aconteceu em 2012 no Royal Albert Hall, de Londres, onde se apresentou para 8 mil pessoas com um programa votado online pelo público.
A Sociedade Chopin do Brasil é uma associação sem fins lucrativos. Seu concerto de inauguração no Theatro Municipal de São Paulo, em 1994, teve como convidado o pianista Nelson Freire. Oficializada em 1999, a Sociedade Chopin vem realizando eventos de alto nível artístico junto a prestigiosos espaços culturais do Brasil, e tem como objetivos divulgar a música erudita, formar plateias por meio de eventos voltados para a comunidade, promover intercâmbios culturais, além de elaborar e executar projetos.
PROGRAMA
Recital Valentina Lisitsa
Modest P. Mússorgsky
Quadros de uma exposição
– Promenade
– Gnomus
– Promenade
– Il Vecchio Castello
– Promenade
– Tuileries
– Bydlo
– Promenade
– Ballet des Petits Poussins dans leurs Coques
– Samuel Goldenberg et Schmuyle
– Promenade
– Limoges, Le Marché
– Catacombae, Sepulcrum Romanum
– Cum Mortuis in Língua Mortua
– La Cabane de Baba-Yaga sur de Pattes de Poule
– La Grande Porte de Kiev
INTERVLALO
Frédéric Chopin
Fantasia em Fá menor, Op. 49
Três valsas
– Valsa em Lá Sustenido Maior, Op. 34, nº 1
– Valsa em Dó Sustenido menor, Op. 64, nº 2
– Valsa Dó Maior, Op. 64, nº 1
Fantasia Impromptu em Dó Sustenido menor, Op. 66
Polonaise em Fá Sustenido menor, Op. 44
Scherzo nº 2 em Si Bemol menor, Op. 31
SERVIÇO
Quando: 06 de setembro, sexta-feira, às 20:30h
Onde: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Centro, São Paulo)
Ingressos: de R$ 50,00 a R$ 200,00 / ingressos à venda em https://salasaopaulo.byinti.com/#/event/lancamento-festival-chopin
Foto: Gilbert Francois.