Violoncelista Antonio Meneses se retira dos palcos

Um dos músicos brasileiros mais respeitados internacionalmente, o grande violoncelista Antonio Meneses, de 66 anos, está enfrentando um grave problema de saúde. O músico foi diagnosticado no mês passado (junho/2024) com um tumor agressivo no cérebro, e vem recebendo cuidados paliativos em sua casa, na Suíça, onde mora com sua família. Suas atividades como professor da Universidade de Berna (onde leciona desde 2008) também foram interrompidas.

Segundo informações disponíveis na internet, o glioblastoma multiforme (o câncer diagnosticado em Meneses) é o tipo mais comum e agressivo de tumor maligno cerebral que acomete os seres humanos. Os sinais e sintomas iniciais são inespecíficos e podem incluir cefaleia, alterações de personalidade, náuseas e sintomas similares aos de um acidente vascular cerebral. O agravamento dos sintomas é geralmente rápida, podendo evoluir para um quadro de inconsciência.

Antonio Meneses nasceu no Recife, e foi criado no Rio de Janeiro. Seu pai integrou e seus irmãos ainda integram a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O violoncelista se apresentou como solista em alguns dos mais prestigiosos palcos do mundo, ao lado de grandes orquestras e renomados regentes, e registrou a qualidade superior da sua arte em inúmeras gravações. Meneses tinha uma apresentação prevista para 2024 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro: seria em outubro, pela temporada da Dellarte, ao lado da Orquestra de Câmara de Basel.

Leia o comunicado oficial divulgado nas redes sociais do artista:

“O violoncelista brasileiro Antonio Meneses, um dos principais músicos de sua geração, cancelou sua agenda de concertos e afastou-se de suas posições como professor. Ele foi diagnosticado em junho com Gliobastoma Multiforme, um tipo agressivo de tumor cerebral. Nascido no Recife e criado no Rio de Janeiro, Meneses é um dos mais célebres solistas e cameristas de sua geração. Após vencer os concursos de Munique e Tchaikovsky, ele iniciou uma carreira de sucesso que inclui a colaboração com algumas das mais importantes orquestras e maestros do mundo. Também integrou o Beaux-Arts Trio e atuou, em duo, com músicos como os pianistas Menahem Pressler e Maria João Pires. Meneses está atualmente recebendo cuidados paliativos na Suíça, onde vive, ao lado de sua família e amigos, que têm sido importante fonte de conforto em momento tão difícil”.

Notas Musicais se solidariza com o artista, seus familiares e amigos.


Foto: internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *