Grupo Tápias estreia “Fantasmas”

O Palco Carioca Carlos Laerte iniciou em fevereiro, segue com uma intensa programação, todos os fins de semana, e foi estendido até maio. Desde o começo do projeto, grandes nomes da dança carioca participaram da primeira etapa do Festival Dança em Trânsito, no Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca. 

Já passaram pelo Palco Carioca: Renato Vieira Cia de Dança, Marcio Jahú, Clara da Costa, Hugo Lopes, João Saldanha, Companhia Urbana de Dança / Sonia Destri, Esther Weitzman Companhia de Dança, Bruno Cezario, Angel Vianna Faculdade de Dança, Coletivo Toni Rodrigues, Paula Aguas e Betina Guelmann.

Agora, nos dias 20 e 21 de abril, o Grupo Tápias faz a estreia nacional do espetáculo Fantasmas, no Palco Carioca Carlos Laerte, produzido a partir do texto de Fernando Caruso Os Dois Fantasmas. A nova montagem é uma coprodução da Residência de Intercâmbio do Festival Dança em Trânsito, em parceria com o Festival Tanec Praha (Praga, República Tcheca) e traz no elenco Flávia Tápias (Brasil), Jitka Čechová (República Tcheca) e Paula Braun (Brasil). 

Fantasmas

Falar sobre memória e sobre dança; falar sobre arte e sobre teatro. É nesse emaranhado que Flávia Tápias, a partir do texto de Fernando Caruso Os Dois Fantasmas, apresenta a obra Fantasmas. Autor consagrado no cenário teatral brasileiro, Caruso escreve sobre os sentimentos do ator, de qualquer artista, que sabe que a sua obra encenada é efêmera e muda a cada dia, independentemente de quem sejam os atores ou bailarinos. A arte é um momento que se esvai e deixa lembranças.

Este texto contém a nostalgia e a esperança de Esperando Godot (de Samuel Beckett), quando dois personagens descobrem que, na verdade, não existem – ou só existem no mesmo palco. O autor aproveita um momento possível entre dois amigos para explicar o absurdo e a magia do teatro, da arte e da própria vida.

Flávia Tápias

A coreografia de Flávia Tápias não conta uma história linear. É uma obra de dança e teatro na qual a descontinuidade temporal mais a continuidade espacial nos colocam em estado de atenção: uma mesa e duas cadeiras como cenário para um ator e dois bailarinos que percebem a existência humana e a sua fragilidade. Como encontrar o recomeço, quando se percebe que início, meio e fim têm uma lógica diferente?

As ações acontecem em sequências que rompem com a lógica convencional: repetição, esgotamento do gesto, os limites do possível, a exaustão dos movimentos dão encadeamento às relações dançadas e se tornam a condição para que a obra, neste aparente caos, tenha o sentido construído. O estado de consciência dos artistas em cena revela que eles só existem ali e para aquela cena. Os personagens existem encarnados – e muitas vezes os próprios atores acreditam que esses personagens vivem dentro deles. São muitos os exemplos de atores que passaram a vida interpretando um personagem que acaba norteando a sua personalidade.

Esta obra traz à nossa reflexão o absurdo e a magia da dança, do teatro, da arte e da nossa própria vida. Os personagens estão vivos enquanto encarnados, e os atores acreditam que esses personagens vivem em seus próprios corpos. Em plena fase de criação, Flávia Tápias se aprofunda nesses personagens, passa por suas dúvidas e desventuras, e se prepara para transformá-los em movimentos.


Flávia Tápias (Brasil)
Jitka Čechová (República Tcheca)
Paula Braun (Brasil)

Direção Artística: Flávia Tápias e Giselle Tápias
Coreografia: Flávia Tápias
Assistente de direção: Luciana Ponso
Realização: Espaço Tápias


Dança em Trânsito – Palco Carioca Carlos Laerte 

Fantasmas, com o Grupo Tápias  

Quando: 20 de abril, sábado, às 20h / 21 de abril, domingo, às 19h
Onde: Centro Cultural Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias (Rua Armando Lombardi, 175, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)
Classificação: livre
Duração: 50 minutos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia-entrada) / à venda na bilheteria ou pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias


Fotos: divulgação (na foto principal, da esquerda para a direita, Jitka Čechová, Flávia Tápias e Paula Braun).