“La Traviata” volta ao Municipal do Rio depois de 22 anos

Depois de mais de duas décadas ausente, a ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, está de volta ao palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A ópera, baseada em A Dama das Camélias (romance e peça teatral de Alexandre Dumas Filho), narra a história de Violetta Valéry, famosa cortesã parisiense que se apaixona por um jovem estudante. É uma das óperas mais queridas do público e estreia no dia 17 de novembro, às 19h.

Nos principais papéis estão as sopranos Ludmilla Bauerfeldt, Laura Pisani e Michele Menezes (Violetta), Matheus Pompeu, Ricardo Gaio e Ivan Jorgensen (Alfredo Germont), Licio Bruno e Vinicius Atique (Giorgio Germont). As récitas contarão com a participação do Coro e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. A concepção e direção cênica são de André Heller-Lopes e a direção musical e regência ficam a cargo do maestro Luiz Fernando Malheiro.

“São 22 anos de espera para recebermos novamente esse grande espetáculo no palco do Municipal. Desde 1974 nenhum brasileiro dirigiu essa ópera, e agora temos a oportunidade de receber uma nova versão de André Heller-Lopes. O TMRJ, com o Patrocínio Oficial Petrobras, mais uma vez abre suas portas para que você possa se emocionar junto com a gente!” – convida Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“É uma alegria programar ‘La Traviata’, um título tão querido e pedido pelo público e artistas da casa, que ficou tanto tempo fora das temporadas do TMRJ. Com uma equipe de primeiríssima, poderemos oferecer sete apresentações com três elencos distintos. Com ‘Traviata’ fechamos um ciclo de seis títulos operísticos neste ano – um em concerto e cinco montagens. Que este número cresça bastante em 2024!” – complementa o diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero.

Interessa-me o fato de a ópera tratar do universo da alta prostituição e seus conflitos com uma moral religiosa; no entanto, é na cortesã que está o amor, enquanto que a morte vem pelas mãos das imposições de uma sociedade moralista que pretende tomar para si a palavra divina. Ambos os temas permanecem atuais em nosso mundo — e arrisco dizer que assim continuarão por muitos anos futuros, infelizmente. Seja no século XIX ou num futuro distópico, ‘La Traviata’ mantém-se contemporânea” – ressalta o diretor cênico da ópera, André Heller- Lopes.

Na concepção de Heller, não se trata de um acaso que o título inicialmente previsto por Verdi e Piave para a ópera La Traviata tenha sido “Amore e morte”. Para o diretor cênico, esses dois elementos permeiam toda concepção do espetáculo, enlaçados pelo tema onipresente: o curso inexorável do tempo.

A montagem de La Traviata está cheia de novidades. O cenário, por exemplo, será representado por um espaço dominado por estruturas em ferro fundido, remetendo à influência francesa, muito presente na arquitetura do Rio. Isso é apenas um spoiler do que vai ser apresentado. As récitas acontecerão nos dias 17, 19, 23, 24, 25 e 26 de novembro.

No dia 23, haverá uma atividade educativa voltada para 260 pessoas, entre refugiados da Cáritas Brasileira, estudantes da UERJ, FAETEC e idosos, que serão convidados para assistir à récita.

Antes de cada apresentação, será realizada uma palestra gratuita no Salão Assyrio, com presença de um intérprete de Libras. Haverá lugares especiais para portadores de deficiência física e idosos, rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados, legendagem e audiodescrição.

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Ficha Técnica

Arte: Carla Marins

Direção musical e regência: Luiz Fernando Malheiro
Concepção e direção cênica: André Heller-Lopes

Cenário: Renato Theobaldo
Figurinos: Marcelo Marques
Iluminação: Gonzalo Córdova
Coreografias: Bruno Fernandes e Mateus Dutra

Elenco principal:

Dias 17, 19, 23 e 25/11
Violetta Valéry: Ludmilla Bauerfeldt, soprano
Alfredo Germont: Matheus Pompeu, tenor
Giorgio Germont: Lício Bruno, barítono

Dia 24/11
Violetta Valéry: Laura Pisani, soprano
Alfredo Germont: Ricardo Gaio, tenor
Giorgio Germont: Vinicius Atique, barítono

Dia 26/11
Violetta Valéry: Michele Menezes, soprano
Alfredo Germont: Ivan Jorgensen, tenor
Giorgio Germont: Vinicius Atique, barítono

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SERVIÇO

La Traviata
Ópera em três atos de Giuseppe Verdi sobre libreto de Francesco Maria Piave

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Quando: 17, 23, 24 e 25 de novembro, às 19h / 19 e 26 de novembro, às 17h
Onde: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Duração total: 3:10h, com dois intervalos de 20 minutos e uma pequena pausa técnica
Classificação: 14 anos
Ingressos: Frisas e Camarotes > R$ 80,00 (ingresso individual) / Plateia e Balcão Nobre > R$ 60,00 / Balcão Superior > R$ 40,00 / Galeria > R$ 20,00 / os ingressos, quando estiverem à venda, poderão ser adquiridos na bilheteria do TMRJ ou por meio do site theatromunicipal.rj.gov.br

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Foto principal: Daniel Ebendinger (na foto, as sopranos Michele Menezes, Ludmilla Bauerfeldt e Laura Pisani).