Na Sala, “Cartas para Mademoiselle”

Sala Cecilia Meireles, um espaço FUNARJ, apresenta na sexta-feira, dia 14 de julho, às 19h, e também no sábado, 15 de julho, às 16h, dentro da Série Música de Câmara, o concerto cênico Cartas para MademoiselleIngrid Barancoski (idealização e piano), Doriana Mendes (soprano e narração), Inacio de Nonno (barítono, narração e direção cênica) e Constança Almeida Prado (violino) integram este espetáculo, que é uma homenagem aos 80 anos de nascimento de Almeida Prado e aos 130 anos de nascimento de Lili Boulanger.

Cartas para Mademoiselle é um concerto cênico, intercalando a performance de obras musicais com a leitura de trechos de cartas recebidas e enviadas à professora e maestrina francesa Nadia Boulanger, considerada um dos maiores expoentes da música no século XX. Os remetentes das cartas utilizadas são o musicólogo brasileiro Luiz Heitor Correa de Azevedo e a sua esposa, Violeta, que residiram em Paris, e o compositor brasileiro José Antonio Rezende de Almeida Prado, que estudou em Paris entre 1969 e 1973 com Nadia Boulanger e Olivier Messiaen. As obras musicais que serão interpretadas são de Almeida Prado, Nadia Boulanger e também de sua irmã, Lili Boulanger, que faleceu precocemente, aos 24 anos, em 1918.

Paralelamente serão projetadas imagens: aquarelas de autoria de Almeida Prado, intercaladas com fotos de Paris, de Nadia Boulanger e de Lili Boulanger. Este espetáculo é uma homenagem aos 80 anos de nascimento de Almeida Prado e aos 130 anos de nascimento de Lili Boulanger.  As cartas se constituem material inédito, depositadas nos arquivos Nadia Boulanger da Biblioteca Nacional da França, em Paris, e nos arquivos da família Almeida Prado.

–**–

Programa

Almeida Prado (1943–2010)
Cantiga da Amizade

Nadia Boulanger (1887-1979)
Le couteau
Soir d’hiver

Almeida Prado (1943–2010)
Portrait de Nadia Boulanger
4 Evocações afro-brasileiras para barítono e piano

Lili Boulanger (1893-1918)
Clairières dans le ciel

Almeida Prado (1943–2010)
Sonata para violino e piano nº 3 (dedicada à violinista Constança de Almeida Prado Moreno)

–**–

SERVIÇO

Sala Cecília Meireles

Série Música de Câmara

Cartas para Mademoiselle
Ingrid Barancoski: piano, idealização, roteiro e seleção de imagens
Inacio de Nonno: barítono, narrador e direção cênica
Doriana Mendes, soprano e narradora
Constança Almeida Prado Moreno: violino e narradora
André Luiz Rodrigues: edição e projeção de vídeo

Quando: 14 de julho, sexta-feira, às 19h / 15 de julho, sábado, às 16h
Onde: Sala Cecília Meireles
Ingressos: R$ 40,00 – podem ser comprados por meio do seguinte link: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/ba7ed620fa6c1fd0115a9c5bf3164a96762f5204
Transmissão: o concerto de sexta-feira (14 de julho) será transmitido pela TV Alerj e pelo YouTube da Sala

–**–

Foto: Dario Zalis (na foto, Ingrid Barancoski).