Orq. Jovem do Estado interpreta Janáček, Assad e Chaminade

A temporada da Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, terá sequência com o concerto de 14 de abril, às 16h, na Sala São Paulo. Sob a regência de Cláudio Cruz, a Orquestra executará obras de Clarice Assad (1978-), Cécile Chaminade (1857-1944) e Leoš Janáček (1854-1928).

A apresentação se inicia com Terra Brasilis, da compositora, pianista e cantora carioca Clarice Assad, que celebra na peça a diversidade cultural e geográfica do país. Jogando com a formação da história do Brasil, Assad compôs uma fantasia sobre o hino nacional que combina uma variedade de elementos musicais, incluindo ritmos tradicionais brasileiros, melodias cativantes e harmonias coloridas.

A sequência do programa traz a Suíte Callirhoë, uma das obras mais conhecidas da compositora e pianista francesa Cécile Chaminade. Escrita em 1888 para piano, a peça já recebeu arranjos para diversas formações instrumentais, tendo os seus movimentos inspirados pelo mito grego de Callirhoë, uma das filhas de Oceano e Tetis.

O concerto da Orquestra Jovem do Estado se encerra com Taras Bulba, uma rapsódia para orquestra do compositor tcheco Leoš Janáček. A obra tem como base a novela homônima de Nikolai Gogol, que aborda as sangrentas batalhas entre ucranianos e poloneses no século XVI. Dividida em três movimentos, a composição de Janáček apresenta alta intensidade emocional para representar os eventos dramáticos da história de Taras Bulba.


Orquestra Jovem do Estado  

Cláudio Cruz, regência 

Clarice Assad
Terra Brasilis

Cécile Chaminade
Suíte Callirhoë, Op. 37

INTERVALO

Leoš Janáček
Taras Bulba
I. A morte de Andrei 
II. A morte de Ostap 
III. A profecia e a morte de Taras Bulba 


Quando: 14 de abril, domingo, às 16h
Onde: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo)
Classificação: livre
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), em: https://encurtador.com.br/DKMW9
Transmissão: o concerto será também transmitido ao vivo, gratuitamente, pelo canal da EMESP Tom Jobim no YouTube, em: www.youtube.com/tjemesp


Foto: Heloísa Bortz.