Theatro São Pedro divulga a Temporada 2024

Temporada lírica apresentará 12 títulos, como Turandot, de Busoni, Gianni Schicchi, de Puccini, Cinderela, de Pauline Viardot, O Conde Ory, de Rossini, entre outros. Programação contempla também balés, concertos didáticos, projetos unindo cinema e música e atividades itinerantes, em um ano em que o São Pedro realiza parcerias com a Cinemateca, a São Paulo Companhia de Dança e orquestras convidadas.

O Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, anuncia a temporada 2024. Dentro da série lírica serão encenados 12 títulos de óperas, como Homens ao Mar, de Ralph Vaughan Williams (1872-1958), Turandot, de Ferruccio Busoni (1866-1924), Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini (1858-1924), Cinderela, de Pauline Viardot (1821-1910), O Conde Ory, de Gioachino Rossini (1792-1868), A Canção de Fortunio e As Senhoras do Mercado, de Jacques Offenbach (1819- 1880),  Uma Mão de Bridge, de Samuel Barber (1910-1981),  Labirinto, de Gian Carlo Menotti (1911-2007), além do espetáculo com três títulos inéditos produzidos pelo Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro.

A temporada lírica com a Orquestra do Theatro São Pedro teve início com a estreia no mês de março, nos dias 01, 02, 03, 08, 09 e 10, de Homens ao Mar, do britânico Vaughan Williams. A montagem contou com Cláudio Cruz na direção musical e Caetano Vilela na encenação, iluminação e concepção cenográfica.

Já no mês de agosto, nos dias 02, 04, 07, 09 e 11, um programa duplo traz ao público Turandot e Gianni Schicchi, dos compositores italianos Ferruccio Busoni e Giacomo Puccini, respectivamente. A montagem homenageia o centenário de morte dos compositores e tem Ira Levin na direção musical e Alexandre dal Farra na direção cênica. O elenco conta com nomes como o tenor Giovanni Tristacci, a soprano Marly Montoni, o barítono Rodrigo Esteves, a soprano Raquel Paulin, o baixo Saulo Javan, a mezzosoprano Juliana Taino, entre outros. 

No mês de outubro, é vez de Cinderela, de Pauline Viardot, montagem voltada ao público infantil, retornar ao palco do Theatro São Pedro, inclusive com récita no Dia das Crianças, 12 de outubro – as outras apresentações ocorrem nos dias 13, 19 e 20 de outubro. O elenco traz a soprano Marly Montoni no papel de Cinderela, o tenor Mar Oliveira como o Príncipe e o tenor Jean William como o Conde, entre outros.

Também em outubro, o Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro, programa que tem como objetivo fomentar a composição de obras operísticas inéditas, apresenta espetáculo com três títulos. Com Maíra Ferreira na direção musical, Ana Vanessa na direção cênica, Kuka Batista na iluminação e Danielle Tereza no figurino, as récitas acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.

A temporada lírica com a Orquestra do Theatro São Pedro encerra o ano com o título O Conde Ory, do compositor italiano Gioachino Rossini. A montagem traz a dupla Ira Levin (direção musical) e Pablo Maritano (direção cênica), além de Desirée Bastos na cenografia e figurino, Aline Santini na iluminação e Malonna no visagismo. O elenco conta com o tenor Daniel Umbelino, o barítono Igor Vieira, o baixo Felipe Oliveira, a soprano Maria Carla Pino Cury, a mezzosoprano Luisa Francesconi, entre outros. As récitas acontecem nos dias 06, 08, 11, 13 e 15 de dezembro.


Academia de Ópera e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro

Ainda dentro da temporada lírica, os dois grupos de formação ligados ao teatro, a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro realizam duas montagens originais em 2024, cada uma com quatro récitas. A primeira será com dois títulos do compositor Jacques Offenbach: A Canção de Fortunio e As Senhoras do Mercado. A montagem, que conta com direção musical de André dos Santos e direção cênica de Inês Bushatsky, sobe ao palco do Theatro São Pedro nos dias 06, 07, 08 e 09 de junho.

Já de 07 a 10 novembro, é a vez da Academia e da Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentarem os títulos Uma Mão de Bridge, do compositor norte-americano Samuel Barber, e Labirinto, do italiano Gian Carlo Menotti. A montagem terá André dos Santos na direção musical e João Malatian na direção cênica.


Cine São Pedro

Em 2024, o Cine São Pedro será ampliado e terá parceria com a Cinemateca Brasileira. Com o intuito de aliar cinema e música em um programa que contempla a criação e a apresentação de trilhas sonoras para filmes mudos, clássicos e também títulos brasileiros, o Cine São Pedro contemplará dois programas neste ano. Os espetáculos terão a participação da Orquestra do Theatro São Pedro, sob regência de Marcelo Falcão, um dos fundadores e regente titular da Babylon Orchester Berlin, orquestra residente no lendário cinema Babylon, em Berlim. No mês de maio (dias 09, 10, 11 e 12), será apresentado o filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920), do cineasta alemão Robert Wiene. Em setembro (dias 05, 06, 07 e 08) é a vez do filme brasileiro Caiçara (1950), de Adolfo Celi, com trilha sonora de Francisco Mignone.


Balé

A parceria entre o Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança terá sequência neste ano, trazendo ao público, no mês de agosto, um programa com duas coreografias: Cartas do Brasil (2022) e The Eight (2023). A primeira, de acordo com Juliano Nunes, que assina o figurino e a coreografia, tem inspiração na Bachiana Brasileira nº 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e nas suas memórias de infância, que lhe remetem ao universo dos pássaros e das florestas. The Eight, por sua vez, foi concebida pelo coreógrafo Stephen Shropshire ao som da Sinfonia nº 8, de Anton Bruckner (1824-1896), uma composição emocionante, assim como disse o jornalista musical Tom Service, “que não pode ser explicada pelas regras e regulamentos musicais; em vez disso, sua ‘forma’ é fenomenológica e é algo você precisa experimentar”. A direção musical e a regência dos espetáculos são de Cláudio Cruz, que comanda a Orquestra do Theatro São Pedro e a Banda Jovem do Estado. As apresentações acontecem nos dias 22, 23, 24 e 25 de agosto.


Grão da Voz

A existência da arte lírica se funda, ao longo da história, em torno de uma espécie de “culto à voz”. É em torno desta sorte de entidade, a voz, que se funda o gênero e é graças à pulsão do público em direção a este “objeto-voz” (como sintetiza Michel Poizat) que o gênero se mantém vivo. Além disso, a voz, como Lacan ressalta, é a pulsão mais próxima da experiência do inconsciente, e será o tema central deste pasticcio denominado Grão da Voz, que sobe ao palco do Theatro São Pedro nos dias 04, 06, 11 e 13 de outubro.  “A voz das cantoras e cantores, a formação das identidades, o poder de mover afetos que o canto possui e, sobretudo, a voz de Bruno de Sá, cantor para quem este espetáculo será concebido, estarão no cerne da criação deste espetáculo”, explica o gestor artístico da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Appezzato.

As apresentações contam com a participação da Orquestra do Theatro São Pedro, da Academia de Ópera do Theatro São Pedro e do sopranista Bruno de Sá.  André dos Santos assina a direção musical, Ligiana Costa, a concepção musical e direção cênica, Renato Bolelli, a direção de arte, e Aline Santini, a iluminação.

Pierrot Lunaire

Em homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor Arnold Schoenberg (1874-1951), no mês de setembro, dias 14 e 15, o Theatro São Pedro apresenta o espetáculo Pierrot Lunaire, que terá a presença do Studio 3 Cia de Dança, da soprano Kátia Guedes e da mezzosoprano Laiana Oliveira, além de Ricardo Bologna na regência, Caetano Vilela na encenação e iluminação e Anselmo Zolla na coreografia. Para abrir o programa foi escolhida uma peça da compositora Michelle Agnes (1979-).


Música de Câmara

Neste ano, a temporada de música de câmara apresenta espetáculos em diferentes formatos, com objetivo de proporcionar ao público experiências mais intimistas, e reúne apresentações com artistas brasileiros e internacionais convidados e músicos da Orquestra do Theatro São Pedro. O primeiro concerto, Metais Ressonantes, acontece no dia 16 de março e traz obras de Witold Lutoslawsky (1913-1994), Derek Bourgeois (1941-2017), Alan Raph (1933-2023), Leonard Bernstein (1918-1990) e Henri Tomasi (1901-1971). No mesmo mês, em uma ação de parceria da Santa Marcelina Cultura com o Consulado-Geral da Irlanda no Brasil, será celebrado o Dia de São Patrício (17/03) em concerto no Theatro São Pedro com a presença de integrantes da Irish Baroque Orquestra e alunas e alunos da EMESP Tom Jobim. A plateia terá a oportunidade de assistir as duas apresentações no palco.

Já no dia 20 de março, o concerto Estações Líricas apresenta obras de compositores como Alberto Nepomuceno (1864-1920), Claude Debussy (1862-1918), Ernani Braga (1888-1948), Franz Schubert (1797-1828), Robert Schumann (1810-1856), Richard Strauss (1864-1949) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959), divididas sob as estações outono, inverno, primavera e verão, com a participação da soprano Carla Cottini e do pianista Ricardo Ballestero.

Os concertos de 27 e 28 abril têm como temáticas Estéticas Sonoras e Música para Anoitecer, respectivamente. O primeiro apresenta composições de Bohuslav Martinů (1890-1959), Leoš Janáček (1854-1928) e Franz Schubert (1797-1828). No segundo programa, serão interpretadas obras de Igor Stravinsky (1882-1971), Philippe Gaubert (1879-1941), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Luca Raele e Osvaldo Golijov (1960-).

Na sequência dessa programação, em 17 de maio, Femina conta com a presença da mezzosoprano Kismara Pezzati e do pianista André dos Santos, trazendo obras das compositoras Hildegard von Bingen (1098-1179), Silvia Berg (1958-) e Kismara Pezzati (1974-). Já no Dia de Clássico, os concertos de 18 e 19 de maio reúnem músicos da Orquestra do Theatro São Pedro com Ira Levin no piano e Cláudio Cruz no violino, apresentando repertório com composições de Ferruccio Busoni (1866-1924) e Gabriel Fauré (1845-1924).

Ubuntu, com a participação do Ubuntu Ensemble, mostra no dia 13 de julho obras de Georg Philipp Telemann (1681-1767), Osvaldo Lacerda (1927-2011), Florence Price (1887-1953) e Johannes Brahms (1833-1897). Ainda em julho (14), o programa O Amor e o Tempo apresenta, com o tenor Daniel Umbelino e o pianista Fábio Bezuti, composições de Ricky Ian Gordon (1956-) e Emily Dickinson (1830-1886), Benjamin Britten (1913-1976) e Michelangelo Simoni (1475-1564), Francesco Paolo Tosti (1846-1916) e Gabriele D’annunzio (1863-1938), Amy Beach (1867-1944) e Robert Browning (1812-1889), Ottorino Respighi (1879-1936) e Lori Laitman (1955-), Emily Dickinson (1830-1886) e Babi de Oliveira (1913-1993), India Rêgo e Undine Smith Moore (1904-1989), além de Georgia Douglas Johnson (1880-1966).

No dia 25 de agosto, D’Alvorada ao Crepúsculo terá a soprano Gabriela Pace e o pianista Vitor Philomeno, em repertório que contempla composições de Franz Schubert (1797-1828), Ned Rorem (1923-2022), Alberto Nepomuceno (1864-1920), Gabriel Fauré (1845-1924), Richard Strauss (1964-1949), Oscar Lorenzo Fernández (1897-1948), Camille Saint-saëns (1835-1921), Ralph Vaughan Williams (1872-1958), Alberto Costa, Jules Massenet (1842-1912), Reynaldo Hahn (1874-1947), Claude Debussy (1862-1918), Heitor Villa-lobos (1887-1959) e Samuel Barber (1910-1981).

A programação de novembro conta com três concertos nos dias 12, 13 e 14, em parceria com o Festival de Música de Câmara do Rio de Janeiro.


Ocupa São Pedro

Nos meses de abril, agosto e dezembro, o Theatro São Pedro recebe mais uma edição do Ocupa São Pedro. Com a intenção de difundir a música de câmara e valorizar jovens profissionais, o evento recebe apresentações de grupos do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC) da EMESP Tom Jobim, bem como recitais dos cantores participantes da Academia de Ópera do São Pedro. Nos sábados 06 e 13 de abril, 03 e 10 de agosto e 07 de dezembro, o São Pedro abrirá suas portas, convidando o público a explorar seus diferentes espaços, além do palco e da plateia.


Circulação de Concertos e Óperas

Além de voltar ao palco do Theatro São Pedro, a ópera Cinderela, de Pauline Viardot (1821-1910), no mês de abril, circulará também por diferentes cidades do interior do Estado de São Paulo, com a Orquestra do Theatro São Pedro. O espetáculo conta com direção musical de Priscila Bonfim.

A Orquestra do Theatro São Pedro realiza ainda, em 13 de julho, concerto na cidade de Jundiaí, no Teatro Polytheama. Sob a regência de Ira Levin e participação da soprano Gabriela Pace, o programa terá obras de Bedrich Smetana (1824-1884) e Anton Bruckner (1824-1896).


Concertos Didáticos

Nos dias 22, 23, 29 e 30 de junho, o São Pedro dará sequência ao projeto de concertos didáticos com o espetáculo Brincando em Cena, que terá André dos Santos como diretor musical e Felipe Venâncio como diretor cênico. O espetáculo será uma jornada lúdica por meio do mundo da imaginação, em que a música, o teatro, a ópera e a improvisação se fundem para criar uma experiência encantadora. “Cada apresentação será única. A improvisação desempenhará um papel crucial no desenvolvimento das narrativas. Os espectadores serão incentivados a contribuir com o espetáculo, proporcionando assim um espaço de troca entre os artistas e o público”, explica o gestor artístico da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Appezzato.


Grupos convidados

No mês de abril, dias 20 e 21, o Theatro São Pedro recebe a comemoração de 25 anos do grupo Barbatuques. O show é também uma homenagem a Fernando Barba, criador do grupo, falecido em 2021. Em dezembro, o palco do São Pedro recebe ainda o concerto de encerramento da temporada da TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer. No dia 09, às 20:30h, o premiado baterista mexicano Antonio Sanchez irá apresentar ao vivo a trilha-sonora de Birdman, acompanhando a projeção do filme.


Orquestra Jovem Tom Jobim

O Theatro São Pedro recebe ainda a temporada da Orquestra Jovem Tom Jobim, grupo artístico de bolsistas da EMESP Tom Jobim. No mês de maio, o grupo apresenta o programa São Paulo Hoje; em julho, Brasil Raiz; e, nos dias 31 de agosto e 2 de setembro, Jobim Cinematográfico, com composições de Tom Jobim para filmes como Gabriela Cravo e Canela e O Tempo e o Vento.


Bilheteria

Os ingressos para a temporada 2024 estarão disponíveis em breve pela bilheteria digital: https://feverup.com/pt/sao-paulo/venue/theatro-sao-pedro


HOMENS AO MAR
RALPH VAUGHAN WILLIAMS (1872-1958)
(ópera curta de um ato, baseada na peça de mesmo nome de John Millington Synge)

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Cláudio Cruz, direção musical
Caetano Vilela, concepção, encenação e iluminação
Juliana Bertolini, figurino
Tiça Camargo, visagismo
Pedro Levorin, cenógrafo associado
Fábio Bezuti, preparador vocal e dicção
Gesiel Vilarubia, assistente de direção musical e preparador coral
Sue Adur, videoarte
Lídia Schaffer, contralto (Maurya)
Elisa Braga, soprano (Cathleen)
Raquel Paulin, soprano (Nora)
Rafael Siano, barítono (Bartley)

RALPH VAUGHAN WILLIAMS (1872-1958)
Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis
Homens ao Mar

Ensaio geral aberto: 28 de fevereiro, quarta-feira, 19h
Récitas: 01, 02, 03, 08, 09 e 10 de março
sextas-feiras e sábados, 20h; domingos, 17h
Transmissão ao vivo: 08 de março, sexta-feira, 20h
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: Plateia: R$ 120 / R$ 60 (meia)  
1º Balcão: R$ 100 / R$ 50 (meia)  
2º Balcão: R$ 80 / R$ 40 (meia) 

*******

TURANDOT
FERRUCCIO BUSONI (1866-1924)
[ópera em dois atos com libreto do compositor, baseada na obra homônima de Carlo Gozzi]

GIANNI SCHICCHI
GIACOMO PUCCINI (1858-1924)
[ópera cômica em um ato, com libreto de Giovacchino Forzano]

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Ira Levin, direção musical
Alexandre Dal Farra, direção cênica
João Luiz Sampaio, dramaturgismo
Valéria Lovato, iluminação
Fábio Namatame, figurino
Tiça Camargo, visagismo
Fábio Bezuti, preparador vocal e dicção
Isabela Siscari, assistente de direção musical e preparadora coral

Elenco (Turandot)
Giovanni Tristacci, tenor (Kalaf)
Marly Montoni, soprano (Turandot)
Rodrigo Esteves, barítono (Barak)
Juliana Taino, mezzosoprano (Adelma)
Daniel Umbelino, tenor (Truffaldino)
Saulo Javan, baixo (Altoum)
Gustavo Lassen, baixo (Pantalone)
Douglas Hahn, barítono (Tartaglia)
Raquel Paulin, soprano (Cantora)
Vicente Concilio, ator (Carrasco)

Elenco (Gianni Schicchi)
Rodrigo Esteves, barítono (Gianni Schicchi)
Raquel Paulin, soprano (Lauretta)
Vicente Concilio, ator (Buoso Donati)
Nathália Serrano, contralto (Zitta)
Daniel Umbelino, tenor (Rinuccio)
Giovanni Tristacci, tenor (Gherardo)
Marly Montoni, soprano (Nella)
Gustavo Lassen, baixo (Betto)
Saulo Javan, baixo (Simone)
Douglas Hahn, barítono (Marco)
Juliana Taino, mezzosoprano (La Ciesca)
Ádamo, baixo (Spinelloccio)
Andrey Mira, baixo (Pinellino)
Isaque Oliveira, barítono (Ser Amantio di Nicolao)
Pedro Côrtes, baixo (Guccio)

Ensaio geral aberto: 31 de julho, quarta-feira, 19h
Récitas: 02, 04, 07, 09 e 11 de agosto
 quartas e sextas-feiras, 20h; domingos, 17h
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: Plateia: R$ 120 / R$ 60 (meia)  
1º Balcão: R$ 100 / R$ 50 (meia)  
2º Balcão: R$ 80 / R$ 40 (meia) 

*******

CINDERELA

PAULINE VIARDOT (1821-1910)
 [ópera em três atos, com libreto original da compositora, versão brasileira de André Dos Santos e orquestração de Juliana Ripke]

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Julianna Santos, direção cênica
Giorgia Massetani, cenografia
Fábio Retti, iluminação
Fábio Namatame, figurino
Tiça Camargo, visagismo
Marly Montoni, soprano (Cinderela)
Mar Oliveira, tenor (O Príncipe)
Jean William, tenor (O Conde)
Johnny França, barítono (Barão de Pictordu)
Fernanda Nagashima, mezzosoprano (Amelinde)
Daiane Scales, soprano (Maguelone)
Maria Sole Gallevi, soprano (A Fada)

Ensaio geral aberto: 09 de outubro, quarta-feira, 19h
Récitas: 12 de outubro, sábado, 17h, Theatro São Pedro
13 de outubro, domingo, 11h, Theatro São Pedro
19 de outubro, sábado, 17h, Theatro São Pedro
20 de outubro, domingo, 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre
Ingressos: Plateia: R$ 120 / R$ 60 (meia)  
1º Balcão: R$ 100 / R$ 50 (meia)
2º Balcão: R$ 80 / R$ 40 (meia) 

*******

ATELIER DE COMPOSIÇÃO LÍRICA DO THEATRO SÃO PEDRO
[Obras em processo de composição]

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Maíra Ferreira, direção musical
Ana Vanessa, direção cênica
Kuka Batista, iluminação
Danielle Tereza, figurino
Manuela Freua, cantora solista
Laiana Oliveira, cantora solista
Homero Velho, cantor solista

Ensaio geral aberto: 24 de outubro, quinta-feira, 19h
Récitas: 26 e 27 de outubro
sábado, 20h; domingo, 17h
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: Plateia: R$ 120 / R$ 60 (meia)  
1º Balcão: R$ 100 / R$ 50 (meia)  
2º Balcão: R$ 80 / R$ 40 (meia) 

*******

O CONDE ORY
GIOACHINO ROSSINI (1792-1868)
[ópera cômica em dois atos, com libreto de Eugène Scribe e Charles-Gaspard Delestre-Poirson]

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Ira Levin, direção musical
Pablo Maritano, direção cênica
Desirée Bastos, cenografia e figurino
Aline Santini, iluminação
Malonna, visagismo
Fábio Bezuti, preparador vocal e dicção
Bruno Costa, preparador coral e regente coral

Daniel Umbelino, tenor (Conde Ory)
Vitor Bispo, barítono (Raimbaud)
Fellipe Oliveira, baixo (Tutor)
Maria Carla Pino Cury, soprano (Condessa Adèle)
Fernanda Nagashima, mezzosoprano (Ragonde)
Luisa Francesconi, mezzosoprano (Isolier)
Janaína Lemos, soprano (Alice)
Jean William, tenor (1º Cavaleiro)
Cleyton Pulzi, tenor (2º Cavaleiro)
Isaque Oliveira, barítono (3º Cavaleiro)
Fúlvio Magalhães, barítono (4º Cavaleiro)

Ensaio geral aberto: 04 de dezembro, quarta-feira, 19h
Récitas: 06, 08, 11, 13 e 15 de dezembro
 quartas e sextas-feiras, 20h; domingos, 17h
Classificação etária: 16 anos
Ingressos: Plateia: R$ 120 / R$ 60 (meia)  
1º Balcão: R$ 100 / R$ 50 (meia)  
2º Balcão: R$ 80 / R$ 40 (meia) 


A CANÇÃO DE FORTUNIO
AS SENHORAS DO MERCADO

JACQUES OFFENBACH (1819-1880)

ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO
ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
André dos Santos, direção musical
Inês Bushatsky, direção cênica
Fernando Passetti, cenografia
Aline Santini, iluminação
Awa Guimarães, figurino
Malonna, visagismo

Ensaio geral aberto: 04 de junho, terça-feira, 19h
Récitas: 06, 07, 08 e 09 de junho
quinta a sábado, 20h; domingo, 17h  
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Plateia: R$ 100 / R$ 50 (meia)  
1º Balcão: R$ 70 / R$ 35 (meia)  
2º Balcão: R$ 60 / R$ 30 (meia) 

*******

UMA MÃO DE BRIDGE
SAMUEL BARBER (1910-1981)
[ópera em ato único com libreto de Gian Carlo Menotti]  

LABIRINTO
GIAN CARLO MENOTTI (1911-2007)
[ópera em ato único com libreto do compositor]  

ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO
ORQUESTRA JOVEM DO THEATRO SÃO PEDRO
André Dos Santos, direção musical
João Malatian, direção cênica
Giorgia Massetani, cenografia e figurino
Wagner Antonio, iluminação
Malonna, visagismo

Ensaio geral aberto: 05 de novembro, terça-feira, 19h
Récitas: 07, 08, 09 e 10 de novembro
quinta a sábado, 20h; domingo, 17h  
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Plateia: R$ 100 / R$ 50 (meia)  
1º Balcão: R$ 70 / R$ 35 (meia)  
2º Balcão: R$ 60 / R$ 30 (meia) 


CINE SÃO PEDRO

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Cinemateca Brasileira
Marcelo Falcão, regência

ROBERT WIENE (1873-1938)
O Gabinete do Dr. Caligari (1920) – 70’ 
[Compilação com música original de Giuseppe Becce e outros compositores, como Berlioz, Schumann, Wagner, entre outros. Arranjo próprio]. [Um filme do acervo da Friedrich-Wilhelm-Murnau-Stiftung (www.murnau-stiftung.de) em Wiesbaden.]

Ensaio Geral Aberto: 08 de maio, quarta-feira, 19h
Concertos: 09, 10, 11 e 12 de maio
quinta-feira a sábado, 20h; domingo, 17h
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$ 70 / R$ 35 (meia)  

*******

CINE SÃO PEDRO

ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
Cinemateca Brasileira
Marcelo Falcão, regência

ADOLFO CELI (1922-1986)
Caiçara (1950) –1h32’
[Trilha sonora de Francisco Mignone]

Ensaio geral aberto: 04 de setembro, quarta-feira, 19h
Concertos: 05, 06, 07 e 08 de setembro
quintas-feiras a sábados, 20h; domingo, 17h
Classificação etária: 18 anos
Ingressos: R$ 70 / R$ 35 (meia)  

*******

BALÉ

CARTAS DO BRASIL/THE EIGHT

Santa Marcelina Cultura / Paulo Zuben, direção artístico-pedagógica
São Paulo Companhia de Dança / Inês Bogéa, direção artística
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
BANDA JOVEM DO ESTADO
Cláudio Cruz, regência

CARTAS DO BRASIL (2022)
Juliano Nunes, coreografia e figurino
Wagner Pinto, iluminação
Cássio Brasil, produção de figurino
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Bachiana Brasileira nº 8 – 24′

Cartas do Brasil é a primeira criação de Juliano Nunes para a São Paulo Companhia de Dança e para uma companhia Brasileira. “Essa obra é um pouco do Brasil que existe em mim. É o lugar onde o gesto de um afeta o gesto do outro e, embora tudo passe muito rápido, todos estão conectados como uma revoada de pássaros”, fala Nunes. Na coreografia, cada bailarino escreve com o corpo um diálogo contínuo que traduz a urgência de estar vivo. Nunes criou inspirado na Bachiana Brasileira no 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e nas suas memórias de infância que lhe remetem ao universo dos pássaros e das florestas. Na dança, as mãos, os braços e as cabeças vibram e nos lembram as imagens das asas dos pássaros, das folhas ao vento, do menear das cabeças das aves. “A beleza do corpo em movimento nos toca como palavras ao vivo”, diz Nunes. O figurino, uma malha azul em referência ao céu do Brasil – com detalhes pintados à mão pelo coreógrafo no corpo dos intérpretes – revela a silhueta dos artistas e as individualidades de cada um. E a luz vem completar esta atmosfera que nos transporta para um tempo vibrante, ágil e intenso.

THE EIGHT (2023)
Stephen Shropshire, coreografia e iluminação
Fabio Namatame, figurino
ANTON BRUCKNER (1824-1896)
Symphony nº 8 – 22′
IV. Finale

Desde 2020, Stephen Shropshire é coreógrafo residente da São Paulo Companhia de Dança, para quem já criou: Rococó Variations (2020), Marmórea (2021) e Partita (2022). Juntos, esses trabalhos revelam uma linha de pesquisa que começou com a (re)investigação de Shropshire sobre a técnica do balé clássico, a fim de descobrir novas maneiras de pensar e se envolver com seu processo coreográfico. Em The Eighth (2023), ele oferece ao público uma nota de rodapé a estes três trabalhos distintos, porém interligados. Shropshire cria esta obra ao som da Oitava Sinfonia, de Anton Bruckner (1824- 1896), uma composição emocionante, assim como disse o jornalista musical Tom Service, “que não pode ser explicada pelas regras e regulamentos musicais; em vez disso, sua ‘forma’ é fenomenológica e é algo você precisa experimentar”. Stephen Shropshire | Coreógrafo, curador e pesquisador independente de dança; graduado pela Juilliard School, em Nova York, e mestrado em Artes e Patrimônio pela Universidade de Maastricht. Foi diretor artístico da Noord Nederlandse Dans, na Holanda, de 2009 a 2012. Em 2016, sua fundação homônima foi estabelecida para facilitar o desenvolvimento contínuo e a apresentação de novos trabalhos coreográficos. Em 2017, Shropshire recebeu um prêmio de honra especial do Dansersfonds ‘79 pela “consistente harmonia estética em seu trabalho” e, em 2018, sua coreografia “We Are Nowhere Now Else But Here” foi nomeada para o VSCD ‘Zwan’ pela performance de dança mais impressionante de 2017. Para a SPCD, criou as obras Rococo Variations (2020), Marmórea (2021) e Partita (2022) como coreógrafo residente

Ensaio geral aberto: 21 de agosto, quarta-feira, 19h
Récitas: 22, 23, 24 e 25 de agosto
quinta-feira a sábado, 20h; domingo, 17h
Classificação etária: Livre
Ingressos: Plateia: R$ 120 / R$ 60 (meia)  
1º Balcão: R$ 70 / R$ 35 (meia)  
2º Balcão: R$ 60 / R$ 30 (meia) 

*******

GRÃO DA VOZ
ORQUESTRA DO THEATRO SÃO PEDRO
ACADEMIA DE ÓPERA DO THEATRO SÃO PEDRO
André dos Santos, direção musical
Ligiana Costa, concepção musical e direção cênica
Bruno de Sá, sopranista
Renato Bolelli, direção de arte
Sofia Boito, dramaturgismo
Alma Negrot, caracterização de elenco e maquiagem
Aline Santini, iluminação
Juliana Ripke, adaptação e arranjo
Roberto Alencar, preparação corporal
Vic von Poser, video-maker

Ensaio geral aberto: 02 de outubro, quarta-feira, 19h
Concertos: 04, 06, 11 e 13 de outubro
sextas-feiras, 20h; domingos, 17h
Classificação etária: 12 anos


METAIS RESSONANTES
Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

PROGRAMA
WITOLD LUTOSLAWSKY (1913-1994)
Mini Overture – 3’
DEREK BOURGEOIS (1941-2017)
Sonata for Brass Quintet – 1
ALAN RAPH (1933-2023)
Rock para trombone baixo e bateria – 3’
LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
Dance Suite – 6’
HENRI TOMASI (1901-1971)
Fanfarra Litúrgica – 20’
Concerto: 16 de março, sábado, 11h
Ingressos: R$ 70 / R$ 35 (meia)

*******

EMESP TOM JOBIM convida Irish Baroque Orchestra no Theatro São Pedro

Irish Baroque Orchestra
Michael Gurevich, violino
Aliye Cornish Moore, viola
Jonny Byers, violoncelo
Concerto: 17 de março, domingo, 17h
Ingressos: R$ 70 / R$ 35 (meia)

*******

ESTAÇÕES LÍRICAS

Carla Cottini, soprano
Ricardo Ballestero, piano

PROGRAMA
Outono  
ALBERTO NEPOMUCENO  
Coração Triste  
CLAUDE DEBUSSY  
Il pleure dans mon couer  
HEITOR VILLA-LOBOS 
Abril 
Inverno  
FRANZ SCHUBERT  
Momento Musical nº 4 
[para piano solo] 
FRANZ SCHUBERT  
Winterreise 
Gefrorne Tränen 
FRANZ SCHUBERT  
Raslose Liebe  
Primavera  
ROBERT SCHUMANN  
Romance op. 28, nº 2  
[para piano solo] 
ROBERT SCHUMANN 
Im wunderschönen Monat Mai 
ROBERT SCHUMANN  
Ich will meine Seele tauchen  
CLAUDE DEBUSSY  
C est l’extase  
CLAUDE DEBUSSY  
Green  
Verão  
ERNANI BRAGA 
Capim de pranta 
RICHARD STRAUSS 
Epheu 
ERNANI BRAGA 
Engenho novo

Concerto: 20 de março, quarta-feira, 20h

*******

ESTÉTICAS SONORAS

Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

PROGRAMA
BOHUSLAV MARTINŮ (1890-1959)
Três madrigais para violino e viola
I. Poco allegro – Poco vivo – 5’
LEOŠ JANÁČEK (1854-1928)
Mládí – 17’
FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Quarteto de cordas nº14 in D minor, D 810 “Death and the Maiden” – 38’

Concerto: 27 de abril, sábado, 11h

*******

MÚSICA PARA ANOITECER

Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

PROGRAMA
IGOR STRAVINSKY (1882-1971)
Pastorale – 3′
PHILIPPE GAUBERT (1879-1941)
Piece Romantique – 8’
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Choros nº 7 – “Settimino” – 9’
LUCA RAELE
Chuva e depois – 13′
OSVALDO GOLIJOV (1960-)
The Dreams and Prayers of Isaac the Blind, para clarinete e quarteto de cordas (1994) – 8’

Concerto: 28 de abril, domingo, 17h, Theatro São Pedro

*******

FEMINA

Kismara Pezzati, contralto
André Dos Santos, piano

PROGRAMA
HILDEGARD VIN BINGEN (1098-1179)
O virtus sapientiae
Aer enim volat [com texto de Hildegard von Bingen]
SILVIA BERG (1958-)
Caritas
La douleur
Pilastra angular
L’ucello
Soul of music
Mírate a ti mismo
Auf unseren Seelen hören [com texto de Hildegard von Bingen]
KISMARA PEZZATI (1974-)
Canção Fantástica [arr. Silvia Berg]
SILVIA BERG (1958-)
Lira
When I left my oldself behind
Espejo
Kaleidoskop
Que mais se pode querer
Poder é... [com texto de Kismara Pezzati]

Concerto: 17 de maio, sexta-feira, 20h, Theatro São Pedro

*******

DIA DE CLÁSSICO

Ira Levin, piano
Cláudio Cruz, violino
Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro

PROGRAMA
FERRUCCIO BUSONI (1866-1924)
Sonata para violino nº2 em mi menor, Op. 36a – 34′
GABRIEL FAURÉ (1845-1924)
Quarteto para piano nº2 em sol menor, Op. 45 – 36′

Concertos: 18 de maio, sábado, 20h, Theatro São Pedro
19 de maio, domingo, 17h, Theatro São Pedro

*******

UBUNTU

Ubuntu Ensemble

PROGRAMA
GEORG PHILIPP TELEMANN (1681-1767)
Fantasie para violino solo – 5′ [Uiler Moreira, violino]
OSVALDO LACERDA (1927-2011)
Duo Seresteiro para viola e violoncelo – 3′ [Iberê Carvalho, viola; Jayaram Custódio, violoncelo]
FLORENCE PRICE (1887-1953)
Quarteto no.2 em Lá menor – 10′ [Uiler Moreira, violino I Taís Soares, violino II Iberê Carvalho, viola Jayaram Custódio, violoncelo]
JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Sexteto para cordas Op. 18, nº 1 em Si Bemol maior – 36’
I. Allegro ma non troppo
II. Andante ma moderato
III. Scherzo – Allegro molto
IV. Rondo poco allegro e grazioso [Uiler Moreira e Taís Soares, violinos; Iberê Carvalho e Stefany Stelet, violas; Nathalia Sudário e Jayaram Custódio, violoncelos]

Concerto: 13 de julho, sábado, 20h, Theatro São Pedro

*******

O AMOR E O TEMPO

Daniel Umbelino, tenor
Fábio Bezuti, piano

PROGRAMA              
RICKY IAN GORDON (1956-) / EMILY DICKINSON (1830-1886)
Will there really be a morning?
BENJAMIN BRITTEN (1913-1976) / MICHELANGELO SIMONI (1475-1564)
7 Sonetos Op. 22 12
Soneto XVI
Soneto XXXI
Soneto XXX
Soneto LV
Soneto XXXVIII
Soneto XXXII
Soneto XXIV
FRANCESCO PAOLO TOSTI (1846-1916) / GABRIELE D’ANNUNZIO (1863-1938)
4 Canzoni d’Amaranta
Lasciami! Lascia ch’io respiri
L’alba sepàra dalla luce l’ombra
In van preghi
Che dici, O Parola del Saggio?
AMY BEACH (1867-1944) / ROBERT BROWNING (1812-1889)
3 Browning Songs
The year’s at the spring
Ah, Love, but a day!
I send my heart up to thee
OTTORINO RESPIGHI (1879-1936) / GABRIELE D’ANNUNZIO (1863-1938)
La sera
Sopra un’aria antica
LORI LAITMAN (1955-) / EMILY DICKINSON (1830-1886)
I’m nobody! Who are you?
She died – this was the way she died.
If I can stop one heart from breaking
BABI DE OLIVEIRA (1913-1993) / INDIA RÊGO
Recomendação
UNDINE SMITH MOORE (1904-1989) / GEORGIA DOUGLAS JOHNSON (1880-1966)
I want to die while you love me

Concerto: 14 de julho, domingo, 17h, Theatro São Pedro

*******

D’ALVORADA AO CREPÚSCULO

Gabriela Pace, soprano
Vitor Philomeno, piano

PROGRAMA
Alvorada
FRANZ SCHUBERT (1797-1828)
Morgenlied, D. 266 – 2’16
NED ROREM (1923-2022)
Early in the morning – 2’
ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920)
Ao amanhecer, Op. 34, nº 1 – 3’25
GABRIEL FAURÉ (1845-1924)
Aurore, Op. 39 nº 1 – 2’50
Manhã
RICHARD STRAUSS (1964-1949)
Morgen! Op. 27, nº 4
OSCAR LORENZO FERNÁNDEZ (1897-1948)
Elegia da Manhã – 2’
CAMILLE SAINT-SAËNS (1835-1921)
Le Matin – 4’35
RALPH VAUGHAN WILLIAMS (1872-1958)
Silent Noon – 4’50
Crepúsculo
ALBERTO COSTA
Canto da Saudade – 4’55
JULES MASSENET (1842-1912)
Le Crépuscule Poème Pastoral – 1’55
ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920)
Anoitece – 4’10
REYNALDO HAHN (1874-1947)
L’heure exquise – 2’30
Noite
RICHARD STRAUSS (1964-1949)
And die Nacht!, Op. 68 nº 1 – 3’25
CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
Clair de Lune – 3’40
ALBERTO COSTA
Oh luar da minha terra – 2’35
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Melodia Sentimental – 3’30
SAMUEL BARBER (1910-1981)
Sure on this shining night – 2’20

Concerto: 25 de agosto, domingo, 11h, Theatro São Pedro

*******

PIERROT LUNAIRE

Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro
Studio 3 Cia de Dança
Ricardo Bologna, regência
Caetano Vilela, encenação e iluminação
Anselmo Zolla, coreografia
Kátia Guedes, soprano
Laiana Oliveira, mezzosoprano 

PROGRAMA              
MICHELLE AGNES (1979-)
A Palavra, invocação para uma língua que revive – 16′
[Texto de Micheliny Verunshk]
ARNOLD SCHÖNBERG (1874-1951)
Pierrot Lunaire, Op. 2135′

Ensaio geral aberto: 13 de setembro, 19h
Concertos: 14 de setembro, 20h, Theatro São Pedro
15 de setembro, 17h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre


Concertos Didáticos

Brincando em Cena
André Dos Santos, diretor musical
Felipe Venâncio, diretor cênico
Alessandra Wingter, soprano
Luiza Girnos, mezzo-soprano

Concertos: 22 de junho, sábado, 11h, Theatro São Pedro
23 de junho, domingo, 11h, Theatro São Pedro
29 de junho, 11h, Theatro São Pedro
30 de junho, 11h, Theatro São Pedro
Classificação etária: Livre


Foto: divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *