Theatro São Pedro-SP apresenta “El Barberillo de Lavapiés”

Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerido pela Santa Marcelina Cultura, estreia no mês de outubro a montagem inédita de El Barberillo de Lavapiés, zarzuela do compositor espanhol Francisco Asenjo Barbieri (1823-1894).

Com récitas nos dias 06, 07, 08 e 09 de outubro, o espetáculo tem direção musical e regência de Priscila Bomfim, que comanda a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, direção cênica de Mauro Wrona, cenografia de Giorgia Massetani, iluminação de Joyce Drummond, figurinos de Graziela Bastos e visagismo de Tiça Camargo. A montagem que mescla música, canto e dança traz ainda um elenco formado pela Academia de Ópera do Theatro São Pedro e participação da Hispalis Companhia de Flamenco e do Coro Osvaldo Lacerda.

Inspirado na ópera-bufa O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino RossiniFrancisco Asenjo Barbieri compôs ElBarberillo de Lavapiés, zarzuela que se tornaria um dos títulos mais importantes do gênero. “Lavapiés é um bairro de Madri, de trabalhadores. Nessa época, o compositor italiano Gioachino Rossini era muito popular em Madri e o ‘Barberillo’ do título é uma espécie de analogia ao ‘Barbeiro de Sevilla’”, explica o diretor cênico Mauro Wrona.

Com libreto de Luis Mariano de Larra, a história é ambientada na Madri do século XVIII, sob o reinado de Carlos III, e tem como personagens principais Lamparilla, barbeiro de Lavapiés; Paloma, costureira apaixonada por Lamparilla e amiga de La Marquesita; Don Luis, sobrinho de Grimaldi e apaixonado por La Marquesita; Don Juan, que conspira contra Grimaldi; Don Pedro, amigo de Don Luis e apoiador de Grimaldi; e La Marquesita, noiva de Don Luis.  A estreia foi em 18 de dezembro de 1874 no Teatro de la Zarzuela.

A diretora musical, Priscila Bomfim, lembra que uma das maiores riquezas desse título é a presença intensa da dança e do teatro, sempre entrelaçados ao canto, deixando a obra completa. “É um estilo diferente tanto para a Academia de Ópera quanto para a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro. Tem sido um trabalho muito gratificante poder vê-los atuando em diferentes áreas. Na Orquestra, temos trabalhado para descobrir essas cores da música, as acentuações, articulações, para que as pessoas se sintam, desde o início dessa zarzuela, na Espanha”, destaca a regente.

Mauro Wrona destaca: “Existem mais de duas mil zarzuelas escritas. Esse espetáculo é completo, temos várias vozes, balé e o coro, que enriquecem bastante a montagem. O público pode esperar um espetáculo muito alegre e divertido”.

El Barberillo de Lavapiés (O Barbeiro de Lavapiés, 1874)
Zarzuela em três atos

Música: Francisco Asenjo Barbieri (1823-1894)
Libreto: Luis Mariano de Larra (1830-1901)

Theatro São Pedro-SP

Quando: 06, 07 e 08 de outubro, às 20h / 09 de outubro, às 17h

Ingressos: R$ 30,00 (R$ 15,00 meia-entrada) – podem ser adquiridos exclusivamente pelo site: https://theatrosaopedro.byinti.com/

Direção musical: Priscila Bomfim
Direção cênica: Mauro Wrona

Elenco:
Lamparilla (tenor): Vinícius Cestari e Wagner Platero
Paloma (mezzosoprano): Luiza Girnos, Marcela Bueno e Maria Thereza
Marquesita (soprano): Alessandra Wingter, Alessandra Carvalho e Elisa Furtado
Don Luis (tenor): Francisco Garrido
Don Pedro (baixo): Pedro Côrtes
Don Juan (barítono): Robert Willian
Lope (tenor): David Medrado
Vendedora (soprano): Giulia Moura

Academia de Ópera do Theatro São Pedro
Orquestra Jovem do Theatro São Pedro
Coro Osvaldo Lacerda
Hispalis Companhia de Flamenco

Classificação: livre
Ensaio Geral aberto: 05 de outubro, às 19h
A récita de domingo (09/10) será transmitida pelo YouTube do Theatro São Pedro: youtube.com/TheatroSaoPedroTSP

Fotos: Heloísa Bortz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *