Bruno Madeira e Paulo Gori no Centro de Música Brasileira

No dia 13 de abril, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira apresenta dois grandes músicos premiados, o violonista Bruno Madeira e o pianista Paulo Gori, no Mackenzie Higienópolis. A entrada é franca.

Bruno Madeira foi premiado em mais de vinte concursos nacionais e internacionais, vem se destacando como solista, professor e pesquisador. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, o violonista se apresentou como solista e camerista (em duos com flauta, piano, canto e violino) em diversos festivais, salas e séries de concerto do Brasil, Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia. Em 2022 lançou o seu primeiro álbum, Colunas (ProAC/SP), com música latino-americana para violão solo. Foi professor da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade Federal de São Carlos, e é regularmente convidado para realizar concertos e masterclasses em universidades, conservatórios e festivais.

Paulo Gori é um pianista brasileiro premiado no prestigioso Concurso Internacional de Piano “Rainha Elisabeth”, em Bruxelas, e no Concurso Internacional de Piano “Paloma O’Shea”, em Santander, na Espanha. Suas apresentações pela Europa incluíram concertos com orquestras como a Bach Solisten, na Alemanha, a Orquestra Nacional da Bélgica, além de inúmeros recitais e concertos de música de câmara. Empenhando na divulgação da música brasileira de concerto, resgatou obras fundamentais ausentes das salas de concerto, como as Fantasias Brasileiras para piano e orquestra de Francisco Mignone, e o Concerto para piano e orquestra de Souza Lima. Apresentou em primeira audição, com a presença dos compositores, a 2ª Sonata para piano, de Villani-Côrtes, em 2002, e a 1ª Suíte Brasiliana, de Osvaldo Lacerda, em 1966, obra que veio a gravar posteriormente para a Coletânia da Obra Integral desse compositor. Em parceria com o célebre violista húngaro-brasileiro Perez Dworecki gravou os CD’s O Canto da Nossa Terra, Gaiato (indicado ao Prêmio Tim de Música em 2005) e Bach & Vivaldi, lançado em 2007. A convite da pianista Eudóxia de Barros participou da gravação da obra integral para piano de Osvaldo Lacerda, lançada em 2017. Em 2015, foi um dos solistas dos concertos de Mozart e Bach no Concerto em homenagem a Gilberto Tinetti, realizado na Sala São Paulo com a  Orquestra Sinfônica Heliópolis sob a regência de Isaac Karabtchevsky. Atualmente vem se dedicando ao projeto de recitais com a integral dos Prelúdios, de Claude Debussy, obras que vem apresentando pelo país, como na série Piano na Sala, da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.


1ª parte – Bruno Madeira (violão)

Heitor Villa-Lobos
Prelúdio nº 1

Camargo Guarnieri
Valsa-choro nº 1

Osvaldo Lacerda
Melodia

Eunice Katunda
Prelúdio nº 1

Maria Ignez Cruz Mello
Desterro
Noite

Sérgio Assad
Valseana

Radamés Gnattali
Pequena Suíte

2ª parte – Paulo Gori (piano)

Osvaldo Lacerda
Brasiliana n° 1 (Dobrado, Modinha, Mazurca e Marcha de Rancho)
Valsa nº 1
Suíte n° 1
(Dobrado, Choro, Toada e Baião)

Villa-Lobos
Saudades das Selvas Brasileiras I & II

Lorenzo Fernandes
Valsa Suburbana

Brazílio Itiberê
A Sertaneja Opus 15 (Fantasia característica sobre temas brasileiros)


Quando: 13 de abril, sábado, às 18h
Onde: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Piauí, 130, Higienópolis, próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie, São Paulo)
Duração: 2h
Classificação: livre
Entrada: gratuita
Tem acessibilidade / 130 lugares


Foto: montagem com fotos de Bruno Madeira (por Danilo Ferrara) e Paulo Gori (divulgação).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *