A mezzosoprano brasileira Luisa Francesconi assumiu praticamente de última hora a parte do Compositor, na produção da ópera Ariadne auf Naxos, de Richard Strauss, que estreia no Teatro Colón, de Buenos Aires, nesta sexta-feira, 12 de abril. A artista integrará o elenco da produção, revezando-se com a sua colega Laura Grecka, e fará a sua primeira apresentação no dia 14 (domingo). Será a sua estreia na tradicionalíssima casa de ópera da Argentina.
A atual produção portenha de Ariadne auf Naxos tem direção musical do austríaco Günter Neuhold e direção cênica do argentino Marcelo Lombardero. As sopranos Carla Filipcic-Holm e Eiko Senda se revezam como a protagonista, Ariadne.
No final de 2022, Francesconi e Senda interpretaram estes mesmos papéis na produção de Ariadne auf Naxos do Theatro São Pedro, em São Paulo. Na ocasião, Notas Musicais publicou a entusiasmada crítica de Fabiana Crepaldi, escolheu Francesconi como a melhor cantora do ano, e a produção, a melhor ópera do ano.
Segundo pudemos apurar, o convite de última hora à artista brasileira deveu-se ao fato de uma das cantoras escaladas ter sido protestada (demitida), pois estava tendo dificuldades com a sua parte, que realmente não é das mais fáceis. Com isso, a mezzosoprano Laura Grecka, que se revezaria com a cantora protestada, foi promovida ao elenco de estreia, enquanto Francesconi foi convidada a se revezar com ela. Reconhecida pelo seu profissionalismo, a artista brasileira, que no ano passado completou 25 anos de carreira, teve a confiança dos diretores da produção para assumir o desafio faltando poucos dias para a estreia.
Um caso semelhante, mas com desfecho distinto, aconteceu recentemente em um teatro brasileiro, que não optou pelo protesto.
Foto: Heloísa Bortz (Luisa Francesconi como o Compositor, em produção da ópera “Ariadne auf Naxos” no Theatro São Pedro-SP).
Leonardo Marques nasceu em 1979, é formado em Letras (Português/Italiano e respectivas literaturas) e pós-graduado em Língua Italiana. Participou de cursos particulares sobre ópera e foi colaborador do site Movimento.com entre 2004 e 2021.