Orquestra Jovem do Estado apresenta Bartók e Strauss

A Temporada 2024 da Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, terá início em concerto no dia 24 de março, domingo, na Sala São Paulo. A apresentação começa às 16h, com regência de Cláudio Cruz e participação da pianista Juliana Steinbach.

Na abertura, será executada a peça Concerto para Piano nº 1, do compositor húngaro Béla Bartók (1881-1945). Dividida em três movimentos – Allegro moderato, Andante e Allegro molto -, a obra traz elementos da música folclórica húngara, incluindo escalas modais e ritmos característicos, onde Bartók exibe técnicas modernas de composição e a transforma em uma das peças mais emblemáticas para piano do século XX.

Na sequência e para finalizar o concerto, a Orquestra Jovem do Estado interpreta a célebre Sinfonia Alpina, Op. 64, do maestro e compositor alemão Richard Strauss (1864-1949). Escrito entre 1911 e 1915, esse poema sinfônico se estrutura em uma única peça dividida em 22 seções, onde cada uma significa diferentes aspectos da escalada e da experiência nas montanhas, evocando imagens e emoções intensas nos ouvintes.

Bilheteria

Os ingressos para o concerto custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos em: https://shorturl.at/fpwPW

Transmissão ao vivo

O concerto será também transmitido ao vivo, gratuitamente, pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim, em: www.youtube.com/tjemesp


Orquestra Jovem do Estado

Cláudio Cruz, regência
Juliana Steinbach, piano

Béla Bartók
Concerto para Piano nº 1 – 27′

Richard Strauss
Sinfonia Alpina, Op. 64 – 55′


Quando: 24 de março, domingo, às 16h
Onde: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, São Paulo)
Classificação: livre


Foto: Heloísa Bortz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *