Orquestra Jovem Tom Jobim anuncia a sua temporada de 2024

A Orquestra Jovem Tom Jobim, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, divulga a programação da Temporada 2024. Atualmente sob regência de Nelson Ayres e Tiago Costa, o grupo interpreta obras tradicionais de grandes compositores nacionais, com especial dedicação à obra de Tom Jobim, e arranjos concebidos especialmente para a Orquestra.

Os concertos do grupo iniciaram em março, com o programa Elis e Tom 50 anos, realizado em parceria com o SESC Pinheiros, que contou com a participação dos cantores Ayrton Montarroyos e Lívia Nestrovski. Já em abril, no dia 13, a Orquestra estará em Cerquilho (SP), no Centro de Eventos Cidade das Rosas, em show gratuito cujo tema será Rio Amazonas. O repertório abrange composições de Dorival Caymmi, João do Vale, Ivan Lins, Pixinguinha, Djavan, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e músicas tradicionais do povo Juruna, tendo a presença da cantora solista Carla Ponsi.

Na sequência da temporada, o grupo apresenta no Theatro São Pedro, em 04 e 05 de maio, o programa São Paulo Hoje, juntamente com o pianista Breno Ruiz e os cantores Pedro Altério e Vanessa Moreno. Com o foco em produções contemporâneas, serão interpretadas obras de Dani Gurgel, João Cavalcanti, Lari Finocchiaro, Breno Ruiz, Paulo César Pinheiro, Pedro Altério, Pedro Viáfora e Vanessa Moreno. No mês de julho, o palco do Theatro São Pedro recebe o concerto Brasil Raiz, nos dias 06 e 07, com a participação de Neymar Dias na viola caipira, Alexandre Rodrigues no pífano e Filpo Ribeiro na rabeca. Além de composições desses músicos, as apresentações contam
com obras de Edimilson do Pífano e Mestre Luiz Paixão.

Jobim Cinematográfico é o programa que a Orquestra realizará em 31 de agosto e 1º de setembro, em shows também no Theatro São Pedro. Com Débora Gurgel integrando a regência, o grupo irá apresentar músicas de Tom Jobim presentes nos filmes O Mundo dos Aventureiros (1970), A Casa Assassinada (1971), Gabriela, Cravo e Canela (1983) e O Tempo e o Vento (1985), assim como Frevo de Orfeu, de Vinícius de Moraes, composta para o filme Orfeu Negro (1959). E para celebrar a trajetória de Rita Lee, a Big Band da Orquestra Jovem Tom Jobim interpretará obras da artista em concerto na sala São Paulo, no dia 20 de outubro.

No encerramento da temporada, a Orquestra Tom Jobim convida o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi para concertos que executarão composições de Pixinguinha, Guinga, Lea Freire, Nelson Ayres, Tiago Costa e do próprio Mirabassi. As apresentações ocorrem em 30 de novembro no Teatro Polytheama, em Jundiaí, e em 1º de dezembro na Sala São Paulo.


Foto: Heloísa Bortz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *